Costurando o Futuro forma terceira turma no Paraná

Nesta edição, foram certificados 167 empreendedores da Região Metropolitana de Curitiba

No dia 8 de dezembro, em Curitiba (PR), ocorreu a cerimônia de encerramento e formatura da terceira turma paranaense do projeto Costurando o Futuro. A iniciativa foi criada pela Fundação Volkswagen em 2009, na região do ABCD paulista. No Paraná, o projeto é desenvolvido desde 2017 por meio de acordo firmado entre a Volkswagen do Brasil e o Governo do Estado. A Aliança Empreendedora é responsável pela realização, com acompanhamento técnico da Fundação.

Com esta edição, a iniciativa chega a 400 empreendedores certificados. No segundo semestre de 2018, o Costurando o Futuro aconteceu na Região Metropolitana de Curitiba (PR), com atividades presenciais em cinco municípios: Rio Negro (incluindo participantes de Campo do Tenente), Mandirituba (com empreendedores de Quitandinha), Lapa (incluindo Contenda), Agudos do Sul e Piraquara. A seleção dos alunos foi conduzida pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social do Estado do Paraná (SEDS), com apoio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de cada cidade.

O Costurando o Futuro tem o objetivo de mobilizar, capacitar e apoiar microempreendedores em situação de vulnerabilidade social para a costura, conectando-os a uma rede de outros empreendedores e apoiadores. Além da formação para o empreendedorismo, os participantes são capacitados em corte e costura, em parceria com a Academia Burda, e design artesanal, módulo oferecido pela Badu Design e com foco no reaproveitamento de tecidos e outros materiais para o artesanato voltado à sustentabilidade. Ao final do curso, os microempreendedores têm acesso a crédito subsidiado pela agência Fomento Paraná, contam com mentoria da Aliança Empreendedora e podem integrar redes já estabelecidas pelo Costurando o Futuro no Estado.

Na cerimônia de encerramento, 167 participantes foram certificados para atuar profissionalmente, transformando a realidade de suas famílias e comunidades. Além disso, os formandos foram convidados a participar do concurso Meu Negócio é Costura, que reconheceu as melhores ideias de produtos sociais feitos com materiais sustentáveis. “Me apaixonei e quero me dedicar cada dia mais. Quero ir à luta! E, agora que ganhei a máquina, tenho que pôr a mão na massa, ou melhor, nos tecidos e costurar”, afirmou Marlene de Jesus, empreendedora destaque de Piraquara (PR), que foi premiada com um maquinário de costura.

Costurando o Futuro

O Costurando o Futuro é uma iniciativa da Fundação Volkswagen para articular e compartilhar conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento de empreendedores em corte e costura. Parte dos produtos é feita com materiais doados pelo Grupo Volkswagen e seus fornecedores (uniformes e tecidos automotivos), que deixaram de ser descartados.

Pela técnica do upcycling, que transforma resíduos em produtos de qualidade, o ciclo de vida dos materiais é ampliado, contribuindo para a sustentabilidade do planeta. O projeto acontece na região do ABCD paulista, envolvendo os municípios de Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Caetano do Sul (SP) e Diadema (SP), e na capital. Além disso, no Paraná, onde há outro núcleo do Costurando o Futuro, a Fundação é intermediária técnica das ações, que contam com o apoio da Volkswagen do Brasil.