JUNTOS PELA MOBILIDADE SOCIAL

Imagine uma enorme escada, com cada degrau simbolizando um nível socioeconômico diferente. A mobilidade social representa, justamente, a capacidade de transitar por essa escada ao longo da vida. Uma série de fatores influencia na mobilidade social, como educação, emprego e renda, por exemplo. Nesse sentido, o acesso a direitos e oportunidades é essencial para que as pessoas se movam positivamente, o que é conhecido como mobilidade social ascendente.

O Brasil é uma das nações mais desiguais e com uma das mobilidades sociais mais restritas do mundo. De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), são necessárias nove gerações para que os mais pobres cheguem à classe média. A grande desigualdade social e a concentração de renda dificultam a ascensão da maioria dos brasileiros.

Com o objetivo de otimizar seu impacto, a Fundação Grupo Volkswagen prioriza alguns aspectos da mobilidade social. Nossas iniciativas estão voltadas à inclusão produtiva, fortalecimento das capacidades locais e assistência social. Dessa forma, esperamos contribuir para reduzir a pobreza e diminuir as acentuadas desigualdades brasileiras.

Direcionadores

Fortalecimento de capacidades locais

Inclusão produtiva

Assistência social

PROJETOS, PROGRAMAS E EDITAIS

Carretas do Conhecimento

Costurando o Futuro

CO.DE

Conheça nossa loja

Produtos feitos à mão, por iniciativa das empreendedoras e com estímulo à mobilidade e à economia circular.