Carretas do Conhecimento da Fundação Grupo VW abrem vagas no Estado do RJ

São 120 novas vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional na cidade de Resende e região, Estado do Rio de Janeiro

A Fundação Grupo Volkswagen está lançando as turmas do projeto Carretas do Conhecimento no Estado do Rio de Janeiro em 2023, ofertando cursos de qualificação profissional gratuitos na cidade de Resende e região, voltados à comunidade. A parceria do projeto com a Firjan SENAI teve início em 2021. Em Resende, está localizada a fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus, uma das empresas do Grupo VW que faz parte da governança da Fundação.

Nesta edição, as aulas seguem 100% presenciais, as Carretas estarão em locais de fácil acesso às comunidades de Resende, Itatiaia e Quatis. São vários cursos disponíveis até o final do mês de outubro. A carga horária varia de 80 a 84 horas, com turmas no período da manhã, tarde e noite, a depender da formação. Para 2023, estão sendo oferecidos os seguintes cursos, nas áreas automotiva, de alimentos, informática, empreendedorismo e inovação:

• Eletroeletrônica Automotiva – Manhã e Tarde
  • Cultura Maker e Fablab (Inovação) – Noite
  • Manutenção de Motores Ciclo Otto – Manhã e Tarde
  • Informática para Área Administrativa – Noite
  • Fabricação de Bolos Artísticos e Doces – Tarde e Noite
  • Empreendorismo, Marketing Digital e Softskills – Noite
  • Fabricação de Pizza – Tarde e Noite

Inscrições abertas

Para informações sobre essa e outras turmas, matrículas e inscrições, entre em contato com a Firjan SENAI Resende, pelo telefone (24) 3354-9990 ou WhatsApp (24) 99232-1194.

A seleção priorizará candidatos em situação de vulnerabilidade social e econômica e grupos minorizados. Os pré-requisitos para matrícula são: ter no mínimo 16 anos de idade; ter completado o 9º ano do Ensino Fundamental; ter disponibilidade em participar das aulas, nos horários e endereços estabelecidos.

Interior da carreta do curso de Fabricação de Bolos e Doces – turma 2022

Sobre as Carretas do Conhecimento

As Carretas são escolas móveis que contam com infraestrutura completa, espaços para aulas teóricas e oficinas destinadas a atividades práticas, para a realização de cursos voltados à empregabilidade e ao empreendedorismo. O objetivo é promover a inclusão social de forma qualificada, buscando desenvolver habilidades sociais e competências profissionais, por meio da formação profissional e da abordagem de temas transversais relacionados à formação cidadã e desenvolvimento e aprimoramento das competências socioemocionais. Além de Resende e região (RJ), o projeto também acontece no Estado de São Paulo, realizado pela Fundação Grupo Volkswagen em parceria com o SENAI-SP, e no Paraná, em conjunto com a Volkswagen do Brasil, Governo do Estado e SENAI-PR. Acesse a página da iniciativa e saiba mais.