Bazar Social da Fundação VW movimenta evento da T-Cross Experience

Foram comercializadas mais de 320 peças produzidas pelos empreendedores do projeto Costurando o Futuro

3 mulheres empreendedoras participantes do Costurando o Futuro sorriem em meio aos produtos do Bazar, dispostos em expositores

A Fundação Volkswagen movimentou a T-Cross Experience, que aconteceu de 13 a 27 de março no Centro de Treinamento da Volkswagen do Brasil, em São Paulo (SP). O evento reuniu centenas de concessionários da marca, com o objetivo de preparar a rede para o lançamento do T-Cross, novo veículo da Volkswagen.

Na ocasião, aconteceu mais um Bazar Social do Costurando o Futuro, projeto da Fundação VW que qualifica profissionais de costura, valorizando o empreendedorismo comunitário. Nesta edição, mais de 320 peças foram comercializadas. Toda a renda obtida com as vendas foi revertida para os próprios empreendedores.

“Foi um prazer e um aprendizado participar deste Bazar, que marcou o lançamento do T-Cross. Pudemos mostrar o trabalho que é feito por nós, costureiros e empreendedores, utilizando tecidos doados pela própria Volkswagen. Foi incrível a troca de conhecimentos com tantos concessionários e, principalmente, ver como todos ficaram encantados com aquilo que produzimos. O evento foi mais um sucesso do Costurando o Futuro!”, festejou Inez Figueiredo, uma das participantes do Bazar Social.

Costurando o Futuro

Iniciativa criada pela Fundação Volkswagen em 2009, que contribui para o desenvolvimento de comunidades por meio do empreendedorismo em costura. Hoje, envolve os municípios de Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Caetano do Sul (SP) e Diadema (SP), além da capital paulista.

Grande parte dos produtos é feita com tecidos automotivos doados pelo Grupo Volkswagen e fornecedores, como revestimentos de bancos e cintos de segurança. Pela técnica do upcycling, que transforma resíduos em novas peças, o ciclo de vida dos materiais é ampliado, beneficiando o planeta. Além disso, o projeto incentiva a mobilidade social dos participantes.