Alunos do CO.DE School encaram a indústria no Hackathon VWCO

Com mentorias, trabalho em equipe e foco em empregabilidade, estudantes mostraram que tecnologia e inclusão caminham lado a lado rumo ao futuro

Jovens participantes do projeto CO.DE School, em Resende (RJ), viveram uma experiência intensa e transformadora no Hackathon, promovido no dia 13 de junho, na unidade Firjan SENAI do município. Durante cinco dias, os estudantes se dedicaram a solucionar um desafio real apresentado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), aplicando na prática seus conhecimentos em tecnologia e desenvolvimento.

A iniciativa é uma parceria entre a VWCO, a Fundação Grupo Volkswagen e a Firjan SENAI, com gestão operacional da Fundação. Embora este piloto em Resende não integre o portfólio regular da Fundação, ele se conecta diretamente à estratégia da instituição de promover mobilidade social por meio da formação de qualidade e da aproximação com o mundo do trabalho.

Com carga horária de 740 horas presenciais e uma bolsa-auxílio por dia de aula, o CO.DE School oferece formação em fundamentos de TI, programação, análise de dados, gestão de projetos e desenvolvimento de aplicativos, além de oficinas de empregabilidade e mentorias com especialistas da VWCO e Firjan SENAI. 

O projeto tem como público-alvo jovens de baixa renda a partir de 18 anos, que atendem a pelo menos um critério de diversidade: mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIAPN+ e/ou pessoas com deficiência.

Na edição de Resende, o Hackathon reuniu os 20 jovens que seguiram na trilha de formação. A diversidade esteve presente em toda a turma: 53% são mulheres, 47% pessoas negras, 28% LGBTQIAPN+ e 10% com deficiência.


Desafio real, soluções reais

Durante o Hackathon, os participantes passaram por oficinas de storytelling, canvas e pitch, com mentorias para o desenvolvimento das soluções em equipe. Ao final da semana, os grupos apresentaram seus projetos para uma banca avaliadora composta por profissionais da VWCO e do SENAI. Quatro equipes foram premiadas, mas todos os alunos saíram da experiência com mais confiança, conhecimento e preparo para os próximos passos em suas trajetórias.

“O CO.DE é uma grande oportunidade para muitos de nós que não temos uma profissão”, disse um dos participantes. Outro aluno ressaltou: “Estou gostando muito do curso porque me fez visualizar oportunidades no mercado de trabalho”. Um terceiro depoimento reforça a importância do projeto: “Gostaria de agradecer à Volks pela oportunidade! Espero demais ter uma chance de mostrar que vou aproveitar ao máximo”.

A Fundação Grupo Volkswagen reafirma, com essa experiência, o poder das alianças entre setor produtivo, educação profissional e investimento social para impulsionar trajetórias, valorizar talentos diversos e gerar impacto positivo nos territórios onde atua.