Aldeia indígena recebe ações de segurança alimentar e agroecologia com apoio da Fundação Grupo Volkswagen

Recursos arrecadados em campanha da FGVW foram doados e promoveram oficinas de compostagem e criação de horta comunitária, atendendo à realidade cultural dos beneficiados

Embora esteja localizada em uma região de manancial – a chamada Pós-Balsa, em São Bernardo do Campo –, a água que chega até a aldeia indígena Tekoa Guyrapaju está hoje contaminada com materiais ferrosos e coliformes fecais. O que compromete a fertilidade da terra e coloca as pessoas em situação de insegurança alimentar. Foi esse o problema que a Fundação Grupo Volkswagen se propôs a amenizar com uma ação envolvendo sua equipe e os próprios moradores.

Assista ao vídeo completo da ação:

Numa iniciativa (a muitas mãos) de consciência socioambiental e sustentabilidade: a realização de dois workshops, um sobre segurança alimentar e outro, bastante prático, que ajudou os integrantes da aldeia na criação de um horta agroecológica. A ação aconteceu como parte da Campanha Páscoa Solidária da Fundação. O trabalho aconteceu com o apoio da ONG Instituto Social Cultural Brasil, uma das selecionadas pelo Edital Fundo Solidário 2022.

“Em razão da Diversidade Cultural e em respeito à cultura indígena que não tem a referência da Páscoa ou do Cristianismo, a pedido deles, possibilitamos a realização das oficinas que trabalharam problemas atuais da Aldeia relacionados à segurança alimentar, incluindo a aquisição de alimentos e insumos para apoiar o enfrentamento à desnutrição”, afirma Vitor Hugo Silva Neia, superintendente da Fundação.

Além da equipe da Fundação, representantes do NÓS, grupo de diálogos de raça e etnia composto por colaboradoras e colaboradores da Volkswagen do Brasil, estiveram presentes e se dividiram entre as tarefas de ajudar a capinar, preparar a terra e plantar as mudas.

A horta foi criada com mudas de plantas nativas e também frutíferas, como a palmeira juçara (de onde se tira o palmito-juçara) e o cambuci, espécie em extinção. Além do plantio, será construído também – com o auxílio dos moradores – um sistema de captação de água das chuvas para irrigação.

“É um modo de a gente utilizar essa água tão abundante aqui para que haja uma irrigação mais regular e sem a necessidade de alguém lá e ‘apertar algum botão’ para que seja feita essa irrigação. Ela vai ser contínua”, explicou Soraia Oliveira Costa, Coordenadora de projetos sociais do Instituto Social Cultural Brasil.

Na parte ao lado da escola, está sendo construído outro espaço para a educação ambiental. “A ideia é que a professora leve as crianças para trabalhar diretamente com o solo e as plantas, respeitando a ancestralidade e a importância da Terra como um lugar sagrado. Isso contribuirá para a conscientização e o cuidado com o meio ambiente, além de proporcionar segurança alimentar. A perspectiva é aprender, construir e dar ferramentas para que as pessoas tenham autonomia e sustentabilidade”, conta.

A aldeia Guyrapaju está também entre os beneficiários da atual Campanha Inverno Solidário 2023, criada pela Fundação Grupo Volkswagen, e irá receber parte dos recursos financeiros doados tanto por colaboradores das marcas do Grupo Volkswagen quanto da sociedade civil.

Não deixe de doar até o fim do dia de hoje, 07/06. A Fundação dobrará os valores das doações!

Para cada R$ 1 doado, a Fundação Grupo Volkswagen doará mais R$ 1, até o limite de R$ 70 mil! Colabore! Você poderá participar por meio de uma plataforma exclusiva, criada para receber qualquer valor, por diversos meios de pagamento, como PIX, cartão e boleto.

Acesse a plataforma de doações da Fundação ou o QR Code ao lado e participe! O período de arrecadação finaliza ao final do dia de hoje, 07 de junho de 2023.

Ajudar o próximo faz bem para quem recebe, e principalmente para quem ajuda! Faça parte dessa corrente de solidariedade e vamos tornar o inverno de uma família mais quente por meio do seu afeto!

Confira algumas fotos da ação na Aldeia Indígena Tekoa Guyrapaju: