Ação voluntária da Fundação Grupo Volkswagen em São Carlos reune colaboradores

Voluntariado realizado no último sábado, dia 24 de junho, ocorreu na ONG Projeto Amigos Contra o Câncer

Colaboradores da planta de São Carlos e seus convidados realizaram uma ação voluntária pelo Programa de Voluntariado Corporativo da Fundação Grupo Volkswagen na ONG Projeto Amigos Contra o Câncer (PACC) em São Carlos,  no último sábado, dia 24 de junho. A organização social tem como objetivo amenizar a dor e o sofrimento de crianças e adultos acometidos por câncer em vulnerabilidade social que não têm a possibilidade de efetuar o tratamento devido.

A programação teve início com um café da manhã que reuniu os participantes. Depois foram realizadas atividades em dois grupos: um para a pintura de uma sala que receberá novas atividades de fisioterapia, e outro que ficou responsável pela decoração da festa junina do PACC, que aconteceu no dia 1° de julho.

Na abertura das atividades, a fundadora e presidente do PACC, Saylana Oliveira de Jesus contou sobre a sua história pessoal e a motivação para a criação da organização. “Eu até me emociono quando eu falo, porque na família eu sofri muito. Se tivesse um PACC na minha vida quando o meu pai teve câncer,, a luta teria sido menor. Quando ele faleceu, a gente sofreu muito, porque eu venho de uma família desestruturada financeiramente, emocionalmente. Eu tinha apenas 12 anos e eu vi o sofrimento da minha família com o meu pai.  Anos depois eu trabalhei em uma instituição que eu admiro muito, acabei me desligando e eu quis continuar esse trabalho. Assim, fundei PACC em 2015. A gente começou pequenininho e foi subindo um degrau por vez, com o apoio de pessoas especiais”, contou ela, acrescentando que a organização atende a cerca de 300 pessoas entre pacientes e familiares.

Quem também tem uma história com o PACC é o Anderson da Silva, colaborador da planta da Volkswagen em São Carlos. “Estou muito feliz de estar aqui, um lugar onde o meu pai realiza tratamento e a gente sempre recebe suporte da ONG quando precisa. Estou feliz por estar aqui hoje com todos que trabalham comigo”, disse.

Para Elaine da Costa, que é analista de recursos humanos da planta de São Carlos há 16 anos, gratidão é a palavra que resume o sentimento de participar da ação de voluntariado pela Fundação Grupo Volkswagen. “Saber que a gente fez tudo isso e organizou uma sala nova de fisioterapia para as pessoas que realmente precisam é de uma gratidão imensa”, disse ela.

A ação de São Carlos foi uma oportunidade de integrar os colaboradores e oportunizar o desenvolvimento de habilidades como o trabalho em equipe. Esta foi a terceira etapa do voluntariado presencial organizado pela Fundação Grupo Volkswagen, que teve início no mês de abril e já realizou ações no Instituto Geração Futura em São Bernardo do Campo, e na Soapro em Taubaté. A próxima ação acontece no dia 29 de julho em Salvador e até o final do ano, as ações acontecerão nas demais plantas da Volkswagen do Brasil de forma que todos os colaboradores terão a oportunidade de doar seu tempo, talentos e esforços para ajudar pessoas e entidades, reforçando nosso compromisso com as comunidades do entorno e o pilar social da nossa estratégia ESG.

Parabéns a todos os voluntários que doaram seu tempo, habilidades e talentos para ajudar o próximo! Confira algumas fotos da ação em São Carlos: