Diversidade em ação: Projeto quer transformar territórios por meio da inclusão

Fundação Grupo Volkswagen e Instituto Diverse concluem ciclo formativo sobre diversidade na Associação Padre Léo Commissari, em São Bernardo do Campo (SP)

O compromisso com a inclusão e o respeito às diferenças ganhou força no bairro Montanhão, em São Bernardo do Campo (SP), com a conclusão do ciclo formativo do projeto Diversidade em Ação, promovido pela Fundação Grupo Volkswagen em parceria com o Instituto Diverse. O término do curso, em novembro, foi celebrado com alegria, principalmente pelo futuro que ele irá garantir.

A iniciativa teve como objetivo apoiar a Associação Padre Léo Commissari na construção de uma política institucional de diversidade, por meio do diálogo e escuta ativa.

Durante quatro encontros, os profissionais da associação foram convidados a refletir sobre temas como equidade, acolhimento e relações institucionais mais inclusivas. As formações foram conduzidas de maneira participativa, com dinâmicas de grupo, debates e troca de experiências.

“Estamos todos aprendendo, ponderando e até revisando atitudes que podem ser violentas. É um trabalho coletivo. Estou muito feliz com o resultado”, compartilhou Letícia Munhoz, diretora do Instituto Diverse.

O encerramento do ciclo foi marcado pela entrega de um documento norteador: a nova política de diversidade da Associação Padre Léo, produzida de forma conjunta pelos colaboradores da instituição. O material define diretrizes e compromissos que passam a orientar as práticas da organização no acolhimento às diferenças.

“Esse projeto foi pensado com muito carinho para apoiar nossas organizações parceiras a olharem com mais profundidade para o tema. Diversidade não pode ser só um discurso. Ela precisa ser vivida no cotidiano das instituições”, afirma Mariana Santos, analista de Responsabilidade Social da Fundação Grupo Volkswagen e responsável pelo projeto.

Impactos positivos


Além de abordar conceitos importantes, o processo de formação trouxe resultados emocionais e simbólicos para as equipes. A diretora da Creche Margarida, Débora da Silva Maia, disse que o curso ajudou toda a equipe a olhar para a atuação interna”. “Entendemos que estávamos no caminho certo. É essa escuta que precisamos ter, esse olhar sensível.”

A coordenadora de projetos da Associação, irmã Elenir, também ressaltou a potência da construção coletiva. “A formação ajudou a afinar nosso olhar para as minorias. Acolher com humanidade, carinho e respeito é o que queremos levar com mais força para o nosso dia a dia.”

O consultor do Instituto Diverse, João Carlos Benício, afirmou o envolvimento e comprometimento da equipe da Associação foi surpreendente. “A cada encontro, eles se aprofundavam mais, traziam novas perguntas e mostravam um desejo real de mudança. Associação que já cuida de pessoas de baixa renda num espaço carente da cidade, dedicar-se a compreender esse público e se aprofundar nisso par poder atendê-los melhor é, para nós, uma grande satisfação”.

Ao final do ciclo, o sentimento compartilhado foi de realização e esperança. A Fundação Grupo Volkswagen reforça, com essa iniciativa, seu compromisso com uma sociedade mais justa, plural e empática, onde todas as pessoas sejam acolhidas e respeitadas, dentro e fora dos projetos apoiados. “Acreditamos que diversidade se constrói com escuta, formação, compromisso institucional e, acima de tudo, com ações concretas. Que essa experiência se multiplique em muitos outros territórios”, conclui Mariana Santos.