A Fundação Grupo Volkswagen marcou presença na São Paulo Climate Week 2025, reforçando seu compromisso com a justiça socioambiental e o fortalecimento da sociedade civil organizada no enfrentamento da crise climática.
O diretor-geral da Fundação, Vitor Hugo Silva Neia, participou do evento “Redefinindo Fluxos de Financiamento para Clima e Natureza: A Casa Sul Global e as Soluções da Filantropia para a Justiça Socioambiental”, fruto da colaboração entre a Rede Comuá e a Alianza Socioambiental Fondos del Sur, realizado no Museu das Favelas, em São Paulo.
No painel “O que se espera da filantropia e dos financiadores do Norte e do Sul Global na COP30?”, Vitor compartilhou as estratégias da Fundação para articular as agendas ambiental e social, destacando a importância do financiamento inclusivo e da mobilidade social como partes essenciais para uma transição justa e eficaz. A discussão contou com a participação de representantes do Fundo Casa Socioambiental, Fundo Baobá para Equidade Racial, Fundo Brasil de Direitos Humanos, Iniciativa PIPA e Bem-Te-Vi Diversidade, entre outros parceiros estratégicos.
Além disso, durante o evento, a Fundação anunciou o lançamento da campanha #FGVWnaCOP30, que reúne uma série de ações institucionais e conteúdos educativos que acompanharão a trajetória da Fundação até a 30ª Conferência das Partes da Convenção do Clima da ONU (COP30), que será realizada em novembro, em Belém (PA).
A participação da Fundação também evidenciou o apoio institucional d’A Casa Sul Global (The Global South House), uma iniciativa liderada pela Alianza Socioambiental Fondos del Sur e pela Rede Comuá, com parcerias estratégicas para a COP30, como a Rede de Fundos Comunitários da Amazônia Brasileira e o movimento #ShiftThePower. A Casa é uma plataforma de articulação política e mobilização coletiva que busca transformar os fluxos de financiamento climático e da biodiversidade, reposicionando o protagonismo do Sul Global e das soluções construídas nos territórios.
A Casa Sul Global será realizada de 12 a 20 de novembro, no centro de Belém (PA), com uma programação paralela à COP30. A proposta é incidir nos debates sobre financiamento para clima e natureza, promovendo uma lógica mais justa, descentralizada e enraizada nos saberes, lutas e experiências das comunidades que enfrentam a crise socioambiental.
Com foco na inclusão produtiva e no fortalecimento de organizações sociais, a Fundação Grupo Volkswagen segue mobilizando diálogos e ações que contribuem para uma justiça climática alinhada à justiça social.


