São Bernardo do Campo adere ao projeto Cidades Inspiradoras da Fundação Grupo Volkswagen

Lançada em parceria com o Instituto Cidades Sustentáveis, iniciativa apoia a construção de políticas públicas voltadas à inclusão produtiva e ao desenvolvimento local sustentável

Lançada em parceria com o Instituto Cidades Sustentáveis, iniciativa apoia a construção de políticas públicas voltadas à inclusão produtiva e ao desenvolvimento local sustentável

No dia 12 de junho, a Fundação Grupo Volkswagen celebrou a adesão oficial do município de São Bernardo do Campo (SP) ao projeto Cidades Inspiradoras, durante cerimônia realizada na fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil. A iniciativa, conduzida pela Fundação em parceria com o Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), tem como objetivo impulsionar políticas públicas de inclusão produtiva e redução das desigualdades socioeconômicas nas regiões com unidades do Grupo Volkswagen. onde a Fundação tem atuação em sua estratégia.

A assinatura da carta-compromisso pelo prefeito Marcelo Lima simboliza um marco no avanço do projeto. Além de São Bernardo, outras sete cidades participam do primeiro ciclo da iniciativa (2025–2028): São Paulo (SP), São Carlos (SP), Taubaté (SP), Vinhedo (SP), Resende (RJ), Salvador (BA) e São José dos Pinhais (PR). A ação reforça o papel da Fundação como articuladora de soluções multissetoriais para o desenvolvimento local sustentável.

“Conectamos nosso investimento social às realidades locais, promovendo estratégias de impacto com participação ativa de governos, sociedade civil e empresas. A adesão de São Bernardo do Campo representa nosso compromisso em deixar um legado de transformação nos territórios onde atuamos”, afirma Vitor Hugo Neia, Diretor-Geral da Fundação Grupo Volkswagen.

O projeto prevê a realização de diagnósticos socioeconômicos detalhados, capacitação de gestores públicos, suporte técnico às administrações municipais e desenvolvimento de um índice inédito de desenvolvimento local com cerca de 30 indicadores. A metodologia se baseia em três frentes: entender (com dados e indicadores), transformar (por meio da qualificação institucional) e avaliar (com monitoramento e participação social).

Totalmente financiado pela Fundação Grupo Volkswagen e com execução técnica do Instituto Cidades Sustentáveis, o Cidades Inspiradoras está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e será uma importante ferramenta para a construção de políticas públicas mais eficientes e conectadas às demandas de cada território.