Costurando o Futuro apresenta nova coleção em desfile no Focus Fashion Summit 2024

Iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen leva mobilidade social e moda sustentável à passarela com criações de alunas em evento referência na América Latina

O projeto Costurando o Futuro, promovido pela Fundação Grupo Volkswagen em parceria com o Instituto Focus Têxtil, apresentou nesta terça-feira (05/11) a sua nova coleção durante o Focus Fashion Summit 2024, o maior encontro da indústria têxtil de moda da América Latina, realizado pela Focus Têxtil. O desfile trouxe ao palco as criações de quatro alunas da edição mais recente do projeto, que se destacaram por suas habilidades e criatividade na confecção de peças de vestuário e acessórios, destacando a moda sustentável e o impacto social.

As participantes Andrea Alejandra Guzman, Claudiane Nunes, Darlene Monteiro e Maria Solange Oliveira, que fazem parte de comunidades de baixa renda em São Paulo, foram responsáveis pelas linhas da nova coleção “Costurando o Futuro”: Aconchego, Essência, Zoom e Raízes. Sob a curadoria e mentoria do estilista Walter Rodrigues, as alunas exploraram diferentes inspirações para criar peças únicas. A linha Aconchego, de Maria Solange, traz o conforto e a sensação de acolhimento; Essência, criada por Darlene Monteiro, celebra a simplicidade e a beleza natural; Zoom, de Andrea Alejandra Guzman, apresenta detalhes ousados e texturas contemporâneas; e Raízes, de Claudiane Nunes, combina modernidade com heranças culturais.

O projeto Costurando o Futuro, iniciado em 2009, foi criado com o objetivo de capacitar profissionais de costura e promover a inclusão produtiva por meio da geração de renda. Voltado majoritariamente para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o programa oferece uma formação completa que inclui técnicas de costura, estamparia e modelagem, além de temas como planejamento de negócios, vendas e marketing. Em parceria com o Instituto Focus Têxtil, o projeto visa fortalecer a autonomia e o desenvolvimento socioeconômico das participantes.

Além das habilidades técnicas, o projeto aposta na prática do upcycling, aproveitando resíduos têxteis automotivos doados por marcas do Grupo Volkswagen e seus fornecedores, contribuindo para a sustentabilidade ambiental. Os participantes recebem suporte para desenvolver competências empreendedoras e socioemocionais, com o intuito de atender demandas do mercado e expandir suas próprias redes de trabalho.

A coleção está disponível no e-commerce do Costurando o Futuro, e a renda das vendas é revertida para a manutenção do projeto. Segundo o diretor-geral da Fundação Grupo Volkswagen, Vitor Hugo Neia, o projeto tem impactado significativamente a vida dos participantes. “Somente em 2023, formamos 112 pessoas e beneficiamos mais de 500 indiretamente. Para nós, mais do que gerar renda, o Costurando o Futuro fortalece a autoestima e as habilidades dos participantes, impulsionando sua mobilidade social e promovendo uma inclusão produtiva que transforma vidas.”

Sobre o Costurando o Futuro

Com um histórico de 15 anos, o projeto Costurando o Futuro já formou centenas de pessoas e representa um modelo de empreendedorismo social e moda sustentável. Em 2023, o projeto formou 112 novos costureiros, reciclou mais de uma tonelada de resíduos têxteis e gerou mais de R$ 250 mil em faturamento para seus participantes. Atuando nas cidades de São Paulo (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Resende (RJ), o programa se consolidou como uma rede de artesãs que compartilham conhecimento, conectando habilidades com as demandas do mercado.

Para conferir a nova coleção, acesse o e-commerce no site da Fundação Grupo Volkswagen: https://loja.fundacaogrupovw.org.br/

Veja fotos do evento na nossa galera: