A Associação Cultural Mucambos de Raiz Nagô, localizada no bairro Jabaquara, em São Paulo, foi uma das organizações contempladas pelo edital “Juntos pela Mobilidade Social”, da Fundação Grupo Volkswagen. Oito organizações foram selecionadas e cada uma recebeu até R$ 60 mil para investir em iniciativas de inclusão produtiva, assistência e proteção social, voltadas especialmente para grupos minorizados.
Na Mucambos de Raiz Nagô, as atividades tiveram início com a Oficina de Mandala, que proporciona um espaço acolhedor para mulheres da comunidade local. Além de oferecer capacitação artística e de empreendedorismo, o projeto conta com um ambiente seguro para que as crianças dessas participantes possam brincar enquanto suas mães desenvolvem novas habilidades.
Empreendedorismo e Autonomia
Por meio da criação de mandalas, as participantes expressam sua criatividade e potencializam sua autonomia e autoestima. Além disso, essa prática artística oferece oportunidades de geração de renda e empreendedorismo, promovendo o fortalecimento dos laços comunitários.
“A gente descobriu que não somos apenas um tambor ecoando, mas um leque de potências que a gente podia explorar. Vemos a importância de buscar novas parcerias para que esta associação não só se mantenha, mas que todos na comunidade assistida aqui possam prosperar”, afirma Adalcir Vieira Indio, presidente da Associação Mucambos de Raiz Nagô.
Para Priscilla Rocha, Coordenadora de Projetos na Associação Mucambos da Raiz Nagô, a parceria com a Fundação Grupo Volkswagen representa uma oportunidade para iniciar um projeto que atua como ponto focal na comunicação com a comunidade do Jabaquara. “Esse espaço e o desenvolvimento do projeto com as mulheres e as crianças têm sido uma oportunidade de nos aproximarmos da comunidade com atividades gratuitas e abertas. É importante para que eles nos reconheçam como mais um ponto de cultura.”
Parceria com a Fundação Grupo Volkswagen
Os cursos oferecidos pela Mucambos de Raiz Nagô fazem parte do “Projeto Sementeiras”, uma iniciativa que contempla oficinas gratuitas de artesanato, empreendedorismo, autocuidado, sustentabilidade e práticas integrativas. Além de fomentar a capacitação e a inclusão social, a Mucambos de Raiz Nagô atua para preservar a herança cultural africana, valorizando a produção local e fortalecendo o sentido de identidade e pertencimento comunitário – valores que são centrais para a Fundação Grupo Volkswagen.
Confira fotos: