Fundação Grupo Volkswagen apoia projetos da Casa Neon Cunha por meio do edital Juntos Pela Mobilidade Social 2024

Localizada em São Bernardo do Campo, a organização Casa Neon Cunha atende pessoas LGBT+ em situação de vulnerabilidade social e é uma das selecionadas do edital da Fundação

A Casa Neon Cunha, localizada em São Bernardo do Campo (SP), cidade que sedia a Volkswagen do Brasil e a Fundação, é uma das oito organizações selecionadas pelo edital Juntos Pela Mobilidade Social 2024. O edital tem como objetivo apoiar Organizações da Sociedade Civil de Base Comunitária sem Fins Lucrativos, fortalecendo suas ações em territórios e comunidades por meio de doações de até R$ 60 mil por projeto, totalizando um investimento de até R$ 480 mil nesta edição.

Neste ano, o edital recebeu inscrições de diversas instituições das regiões atendidas pela Fundação, incluindo cidades como Resende (RJ), Salvador (BA), São Bernardo do Campo (SP), São Carlos (SP), São José dos Pinhais (PR) e São Paulo (SP). As organizações selecionadas desenvolvem projetos voltados para a Inclusão Produtiva, Assistência Social e ao Fortalecimento de Capacidades Locais.

O objetivo principal é fortalecer a atuação dessas entidades, trazendo benefícios diretos ou indiretos para a população atendida.

Costurando a autonomia das pessoas LGBTQIA+

Um dos destaques da Casa Neon Cunha é o curso de Corte, Costura e Modelagem Profissional, que visa qualificar pessoas LGBTQIA+ em extrema vulnerabilidade no ABC paulista. A proposta é capacitá-las com competências técnicas e comportamentais necessárias para a prática da costura, promovendo o desenvolvimento pessoal e coletivo através de cooperativismo e economia solidária.

O projeto possibilita não só a formação de profissionais, mas também a inclusão social e econômica dessa população, facilitando sua ocupação profissional e geração de renda. Além disso, a iniciativa também fomenta a construção de redes de apoio e colaboração entre os participantes, fortalecendo o sentido de comunidade. As primeiras aulas já começaram e têm gerado grande impacto positivo entre os participantes.

Sobre o impacto dessas iniciativas, Paulo Araújo, gestor de projetos da Casa Neon Cunha, destaca. “A parceria da Casa Neon Cunha com a Fundação Grupo Volkswagen, desde o início, tem mostrado um compromisso singular. A forma como a Fundação devolve para a sociedade essa responsabilidade de entender as demandas da organização e ajudar a crescer vai muito além de dar o peixe ou a vara para pescar. A Fundação deu o peixe, deu a vara, a isca, ajudou a pescar, monitorou para ver se estamos pescando bem, e depois para ver se o peixe que estamos pescando é suficiente para nossa sobrevivência.”

Ele também ressalta o valor do edital: “Fomos contemplados com o edital, que está ajudando a promover a possibilidade de autonomia rápida e com sucesso. O curso de corte, costura e modelagem é uma grande conquista para a população LGBTQIA+ do ABC, que, por meio da costura, pode encontrar sua autonomia financeira sem depender diretamente do mercado formal.”

Ações complementares: Retificação de nome para pessoas trans

Além do projeto de capacitação profissional, a Fundação Grupo Volkswagen firmou uma importante parceria com a Casa Neon Cunha para apoiar a retificação de documentos de 10 pessoas transgêneras, garantindo o direito a documentos que reflitam sua verdadeira identidade de gênero.

O primeiro grupo, composto por Gael Delgado, Vitor Lina, Sasha Amorim, Tawan Conceição e Fentyy Mariano, já receberam em mãos documentos que reconhecem sua dignidade e cidadania.

Araújo também comenta o impacto dessa ação. “Imagine uma pessoa trans ter acesso a uma das maiores políticas públicas para essa população. É promover dignidade, cidadania e, sobretudo, acesso.”

A Fundação Grupo Volkswagen se orgulha de contribuir para a transformação de vidas e reafirma seu compromisso com o fortalecimento de organizações da sociedade civil, promovendo a inclusão social e econômica de comunidades vulneráveis por meio de iniciativas sustentáveis e de impacto.

Confira as imagens do evento: