Fundação promove evento em comemoração ao Mês do Orgulho LGBTI+ na Casa Neon Cunha

Com uma programação de esquentar o coração, os beneficiários da organização passaram por um dia repleto de autocuidado, realizações de sonhos, alegria e um delicioso jantar

A Fundação Grupo Volkswagen realizou no dia 25 de junho uma ação em comemoração ao Mês do Orgulho LGBTI+ na Casa Neon Cunha, centro de apoio à população LGBTI+ localizado em São Bernardo do Campo (SP), que atende toda a região do ABC Paulista.

A programação do evento foi cuidadosamente planejada para proporcionar um momento de autocuidado e descontração à população em situação de vulnerabilidade atendida pela organização. No local, estavam disponíveis os serviços de barbeiro, manicure e duas maquiadoras, oferecendo às pessoas beneficiárias da instituição um verdadeiro “Dia de Beleza”. Após as atividades, elas puderam desfrutar de um jantar servido pelo buffet Cozinha de Criola, negócio social de São Bernardo do Campo formado por pessoas negras e LGBTI+.

Além disso, durante o evento, foi realizada uma roda de conversa com os integrantes do grupo de diálogo LGBTI+ da Volkswagen do Brasil, o Colorindo. Outro ponto de destaque anunciado na ocasião é que a Fundação Grupo Volkswagen financiará a retificação dos documentos de 10 pessoas trans que estão na lista de espera da Casa Neon Cunha ― um gesto que transcende a garantia de acesso a direitos básicos; representa dignidade e a concretização de um sonho de humanidade.Essas ações foram viabilizadas pela venda dos produtos da Linha Pride, coleção produzida pelo Costurando o Futuro, projeto de empreendedorismo e costura realizado pela Fundação Grupo Volkswagen,  e por uma doação complementar da própria Fundação.

“Foi uma grande satisfação participar e proporcionar esse dia de comemorações, reflexões e resgate de autoestima às pessoas da Casa Neon Cunha. Todas as ações da Fundação têm a diversidade como aspecto transversal. Nosso compromisso é com a inclusão e o respeito, garantindo direitos básicos e essenciais a todos os públicos de diversidade em situação de vulnerabilidade, para que seja possível promover mudanças significativas e duradouras em suas vidas”, comenta Jeniffer Caroline Luiz, Diretora de Programas e Projetos da Fundação Grupo Volkswagen.

A Fundação Grupo Volkswagen vem fortalecendo seu laço com a Casa Neon Cunha desde 2023, que incluiu uma doação financeira destinada a cobrir os custos operacionais da entidade, entre outras parcerias.

Sobre a Casa Neon

Desde sua inauguração em 2021, a Casa Neon Cunha se dedica à garantia de direitos fundamentais para a população LGBTI+ em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Em sua maioria, a casa atende mulheres trans e travestis, negras, que estão em situação de rua ou moradia irregular, muitas das quais atuam no mercado sexual e não possuem o ensino médio completo. Saiba mais no site da organização.