Máscara acessível da Fundação é destaque em evento do Governo de SP

Objetivo foi apresentar e difundir a tecnologia acessível para a sociedade civil

Pensando na pandemia da COVID-19 e em seus protocolos sanitários, que trouxeram novas barreiras à inclusão de pessoas com deficiência, o Centro de Tecnologia e Inovação da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo apresentou, em 23 de agosto, um modelo de máscara de proteção individual com visor transparente na região da boca. O objetivo do evento on-line foi estimular ações de transferência e difusão dessa tecnologia.

Desenvolvida pela Fundação Grupo Volkswagen em parceria com a BASF e a Divina Agulha (pequeno negócio social que participa do projeto Costurando o Futuro), a máscara tem sido aprimorada desde seu lançamento em 2020. Ela foi pensada para todos que atuam e interagem com pessoas com deficiência auditiva, uma vez que facilita a leitura labial e a visualização de expressões faciais. Graças a um tratamento no plástico do visor, desenvolvido e doado pela BASF, o embaçamento causado pela respiração é minimizado.

A versão apresentada contou com validação técnica e de capacidade protetiva do Dr. Eduardo Medeiros, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia e médico infectologista da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Vale lembrar que a lei n.º 10.436, de 24 de abril de 2002, determina a inclusão de surdos pelo uso, difusão, tradução e interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua Portuguesa nas repartições públicas. Entretanto, a obrigatoriedade do uso da máscara convencional tem dificultado essa comunicação.

“Nós não podemos deixar de lançar mão de qualquer tipo de tecnologia que inclua as pessoas na sociedade. E incluir não é só colocar ela pertinho, é dar a ela autonomia em todos os sentidos, no limite de cada um”, destacou Célia Leão, Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

“O modelo dessa máscara é baseado no desenho universal, ou seja, pode ser usado por qualquer pessoa, humanizando o convívio e fortalecendo a inclusão nesses tempos de pandemia. Para nós da Fundação Grupo Volkswagen compartilhar conhecimento e tecnologia é o que nos move”, comemora Sandra Viviani, analista de responsabilidade social da Fundação que esteve à frente dessa ação.

Como comprar?

Toda a produção, comercialização, venda e entrega das máscaras acessíveis são organizadas diretamente pela Divina Agulha, um dos empreendimentos participantes do projeto Costurando o Futuro.

Para pedidos de pessoas físicas e informações sobre preço, prazos, fretes e outras dúvidas, acesse a loja virtual da Fundação.

Sobre o Costurando o Futuro

Iniciativa criada pela Fundação Grupo Volkswagen em 2009, que contribui para o desenvolvimento de comunidades por meio do empreendedorismo em costura. Hoje, envolve participantes da capital paulista e da região do ABCD. Os empreendedores passam por qualificação técnica e formações voltadas ao planejamento de negócios, vendas, marketing, atuação em rede, entre outras.

Grande parte dos produtos é feita com tecidos automotivos doados pelo Grupo Volkswagen e fornecedores, como revestimentos de bancos e cintos de segurança. Pela técnica do upcycling, que transforma resíduos em novas peças, o ciclo de vida dos materiais é ampliado, beneficiando o planeta. Além disso, o projeto incentiva a mobilidade social dos participantes.