Maio Amarelo: Fundação VW apoia movimento pela segurança no trânsito

A instituição investe em ações voltadas à educação para o trânsito e ao incentivo a cidades mais inteligentes, criativas e sustentáveis

Arte com foto de uma criança negra com o texto Maio Amarelo No Trânsito, o sentido é a vida.

A Fundação Volkswagen é uma das apoiadoras do movimento Maio Amarelo em 2019. No Brasil, a iniciativa é organizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. A proposta dessa ação, que mobiliza o poder público e a sociedade civil, é chamar a atenção para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. O Maio Amarelo surgiu em 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. A cor amarela indica atenção e advertência. Neste ano, o mote da campanha é: “No trânsito, o sentido é a vida”.

A Fundação abraça a mobilidade urbana como uma de suas causas prioritárias, investindo em ações voltadas à educação para o trânsito e ao incentivo a cidades mais inteligentes, criativas e sustentáveis. Para isso, a instituição lançou, em 2019, o programa Cidadania em Movimento, voltado à formação de educadores, gestores públicos e estudantes em temas como prevenção a acidentes, planejamento urbano e sustentabilidade nos meios de transporte, entre outros.

A primeira ação teve início em março, com a capacitação de profissionais do Centro Paula Souza. O objetivo é apresentar aos educadores ferramentas inovadoras, aplicáveis à aprendizagem baseada em projetos. Além disso, eles serão convidados a experimentar essas metodologias em suas escolas, propondo soluções para os problemas de mobilidade urbana do entorno. Nos próximos dias, a Fundação Volkswagen anunciará parcerias com outros órgãos do poder público para a expansão do programa. Acesse a página do Cidadania em Movimento e saiba mais sobre a iniciativa.

A ONU incluiu a segurança viária em sua Agenda 2030, que instituiu os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O documento incorporou a meta de reduzir pela metade as mortes e os ferimentos por acidentes em estradas até 2020. A Fundação Volkswagen compartilha desse esforço global em benefício das pessoas e do planeta.

Visite o site do Maio Amarelo e conheça detalhes desse movimento.