Semana Nacional da Mobilidade: 5 inovações em Mobilidade Urbana para falar em sala de aula

Fundação Grupo Volkswagen e Nova Escola trazem reflexões sobre empatia, sustentabilidade, coletividade e cidadania

A mobilidade urbana vai além dos meios de transporte e leis de trânsito e tem muita relação com conscientização social. Por isso, a Nova Escola, negócio social voltado a oferecer recursos para educadores e melhorar a Educação pública no Brasil, e a Fundação Grupo Volkswagen se uniram para levar a discussão para as salas de aula com o objetivo de construir uma sociedade mais sustentável por meio dos seus alunos.

A iniciativa Cidadania em Movimento — Ensinando jovens, formando cidadãos contou com uma live, cursos e um Nova Escola Box, disponíveis em uma plataforma on-line, que reúnem caminhos para trabalhar a mobilidade com os alunos, trazendo reflexões sobre empatia, coletividade e cidadania, tudo de maneira gratuita. “Nossa proposta é que os temas sejam levados à sala de aula a partir de metodologias ativas, ou seja, todo aprendizado deve ser centrado no aluno para que ele construa seu próprio saber”, explica Bárbara Castro, coordenadora pedagógica da Nova Escola.

Os professores são apresentados aos conteúdos por meio de metodologias ativas para serem aplicadas em sala de aula, tanto para ensino remoto ou híbrido, sobre:

• Mobilidade urbana e sustentabilidade;
  • Inclusão social na mobilidade urbana e o acesso à cidade;
  • Condição de acesso da mulher à mobilidade urbana;
  • Fatores de insegurança na mobilidade urbana: comportamento versus estrutura;

“Cidadania em Movimento” nas telas digitais do Metrô-SP

Na Semana da Mobilidade, que acontece de 18 a 25 de setembro, o projeto convida professores, alunos e todos os membros da sociedade a refletir sobre a relação da data com a Educação por meio de uma ação na mídia das linhas 1 (azul), 2 (vermelha) e 3 (verde) do metrô da cidade de São Paulo que se completa nas redes sociais da Nova Escola. Também indicamos 5 inovações em mobilidade urbana para levantar discussões sobre o tema, em sala de aula ou em casa:

– Bicicletas compartilhadas: As bicicletas são um meio de transporte saudável, não poluente e de baixo custo, além de serem democráticas por serem utilizadas por pessoas de todas as idades. O sistema de aluguel de bicicletas é uma solução econômica para quem precisa fazer trajetos curtos, muitas vezes em integração com o transporte público.

– Ciclovias: Para garantir a segurança de quem opta pela bicicleta como meio de transporte, é importante que as cidades invistam em ciclovias. Copenhagen, capital da Dinamarca, possui 530 mil habitantes, e 55% deles optam por usar bicicletas ao invés dos carros. A cidade possui 340 km de ciclovias para atender a essa demanda. No Brasil, São Paulo é a cidade com a maior malha cicloviária (que inclui ciclofaixa, ciclovia e ciclorrotas) do país, com 681 km de extensão.

– Semáforos inteligentes: Para apoiar o problema do trânsito das grandes cidades, a implementação de semáforos inteligentes é uma solução. Eles possuem uma tecnologia capaz de detectar o fluxo de veículos, se adaptando à necessidade do momento, aumentando ou diminuindo o tempo de cada sinal de acordo com a demanda. Isso aumenta a fluidez do trânsito.

– Acessibilidade: As dificuldades de locomoção pelas cidades são realidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A acessibilidade é o direito que garante acesso igualitário, para que as pessoas possam viver de forma independente, se locomover e exercer sua cidadania e de participação social. Para apoiar, o Google Maps possui uma ferramenta que indica rotas acessíveis para determinados trajetos.

– Mapas digitais: Os mapas digitais com GPS, instalados em todos os celulares, estão cada vez mais populares. Eles ajudam na busca de rotas rápidas em tempo real e também no trajeto para endereços desconhecidos. A utilização da ferramenta faz o tempo em trânsito diminuir.

“A mobilidade urbana é uma das causas abraçadas pela Fundação Grupo Volkswagen. Entre as ações que realizamos nessa frente, estão parcerias com organizações da sociedade civil, órgãos públicos e negócios sociais voltados a pensar e criar soluções conectadas à realidade de escolas, territórios e comunidades, sem deixarmos de olhar para as tendências do futuro. Na Semana da Mobilidade, convidamos educadores e todos aqueles interessados no tema da mobilidade urbana a conhecerem uma das iniciativas que realizamos nessa causa: a plataforma Cidadania em Movimento, em conjunto com a Nova Escola”, afirma Vitor Hugo Neia, Diretor de Administração e Relações Institucionais da Fundação Grupo Volkswagen.

Sobre a Nova Escola

A Nova Escola é um negócio social, sem fins lucrativos, que entrega conteúdos, produtos e serviços para apoiar, facilitar e valorizar toda a jornada do educador brasileiro. Sua missão é fortalecer educadores para transformar a educação pública brasileira e possibilitar que os alunos desenvolvam o máximo do seu potencial. Tem relacionamento com o segmento há mais de 30 anos e uma base de 1,5 milhão de usuários.

Nascida há mais de 30 anos, como uma revista especializada em Educação Básica com foco no ensino e aprendizagem, a Nova Escola vem investindo em ampliar os formatos e ferramentas que apoiam o dia a dia dos professores e gestores no Brasil. Entre as iniciativas, estão a oferta de cursos online, formações, planos de aula alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e conteúdos editoriais gratuitos e exclusivos para assinantes.

Para apoiar os desafios diários dos educadores durante a pandemia da Covid-19, Nova Escola também está preparando conteúdos jornalísticos focados em temas relacionados ao isolamento; adaptando planos de aula para uso remoto e produzindo e oferecendo gratuitamente cursos e boxes para instrumentalizar o professor durante este momento.