O Fundo Juntos pela Mobilidade Social tem como objetivo selecionar e apoiar Organizações da Sociedade Civil de Base Comunitária Sem Fins Lucrativos que desenvolvam ações de assistência e proteção social em territórios e comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Além disso, os critérios de seleção, a partir de 2023, passaram a contemplar aquisições ou adaptações específicas para melhorar ou propiciar o atendimento às pessoas com deficiência. Dessa forma, o Fundo se consolida como uma ferramenta de promoção da diversidade, tornando-o esse olhar uma questão fundamental para o exercício da democracia e da equidade.
Em sua segunda edição, o edital recebeu 123 inscrições, que foram avaliadas com base nos critérios estabelecidos em regulamento. Cada organização vai receber uma doação de até R$ 60 mil, totalizando até R$ 480 mil em repasses, para ações voltadas ao atendimento e apoio à comunidade, nas frentes de combate à insegurança alimentar e nutricional, empregabilidade, oficinas formativas ou socioeducativas, vestimentas, higiene e limpeza, adaptação residencial, e adequação ou equipagem de espaços para convivência familiar ou comunitária.