Projeto Cidadania em Movimento apresenta novidades para 2021

Iniciativa da Nova Escola em parceria com a Fundação Grupo Volkswagen visa capacitar educadores sobre mobilidade urbana e construir uma sociedade mais sustentável por meio dos seus alunos
Publicado em

Para fechar o Maio Amarelo, a Fundação Grupo Volkswagen traz mais uma novidade para a causa da Mobilidade Urbana. Apresentamos uma nova etapa do projeto Cidadania em Movimento – Ensinando jovens, formando cidadãos, realizado pela Nova Escola em parceria com a Fundação.

A iniciativa aborda conceitos e ferramentas sobre a temática da mobilidade urbana, com o objetivo de apoiar educadores na formação de crianças e jovens, tanto em sala de aula como também em seu dia a dia, trabalhando assim para a construção de uma sociedade mais sustentável.

O tema está alinhado às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e trata de questões como desenvolvimento urbano, impacto ambiental e convívio em sociedade, além de provocar reflexões sobre empatia, coletividade e cidadania.

Em sua primeira fase, implementada em 2019, a iniciativa disponibilizou uma trilha de 3 cursos online e gratuitos, que abordam os temas meios de transporte, mobilidade e sustentabilidade.

Live de lançamento

Para complementar o conteúdo já disponível, chega o curso “Mobilidade e Cidadania: uma abordagem interdisciplinar com metodologias ativas”. O 4º integrante da trilha é voltado para professores e traz uma abordagem interdisciplinar sobre o tema, relacionando-o com duas competências gerais previstas na BNCC que precisam ser trabalhadas com todos os estudantes: a argumentação e a responsabilidade e cidadania.

Nele, os professores irão aprender o que é mobilidade urbana, sua relação com a cidadania e sua importância nas diversas áreas de conhecimento, além de serem apresentados a metodologias ativas para serem aplicadas em sala de aula.

O “Mobilidade e Cidadania” foi lançado no dia 27/05, em uma dinâmica e interativa aula ao vivo, que contou com a participação simultânea de até 250 pessoas. Ao longo de quase 2h de compartilhamento de conteúdo, os professores puderam ter um novo olhar sobre mobilidade e cidadania e tirar dúvidas com especialistas, além de conhecer em primeira mão atividades práticas para aula, com o lançamento do Nova Escola Box sobre o tema.

Não conseguiu acompanhar ao vivo ou quer assistir novamente? É só clicar aqui e ficar por dentro de tudo que aconteceu nessa aula imperdível!

Logo após o término da transmissão, foram registradas 2.300 reproduções no YouTube e 1.000 visualizações no Facebook! E tem mais: em breve, o conteúdo desta live também estará disponível em formato de curso auto-instrucional no site da Nova Escola, complementando a trilha de cursos gratuitos do projeto. Não deixe de acompanhar!

Para saber mais sobre o Cidadania em Movimento e conhecer todo o conteúdo desta iniciativa, acesse a página da Fundação no portal da Nova Escola.