Instituto Rodrigo Mendes e Fundação VW iniciam os encontros do DIVERSA Presencial 2018

A edição 2018 do DIVERSA Presencial teve início no dia 10 de abril. Trata-se de uma formação em educação inclusiva oferecida pelo Instituto Rodrigo Mendes (IRM), com apoio da Fundação Volkswagen. Cerca de 40 representantes de cinco cidades estiveram presentes no primeiro encontro, que aconteceu em São Paulo (SP).

O DIVERSA Presencial é direcionado a profissionais envolvidos nos processos de escolarização de estudantes públicos-alvo da educação especial e vinculados a secretarias municipais de educação (SMEs) no estado de São Paulo. Os municípios escolhidos para participar desta edição do projeto são Caieiras, Cotia, Mogi das Cruzes, Nova Odessa e São Caetano do Sul.

A formação vai de abril a setembro. Nela, os participantes apresentarão situações reais e desafiadoras que envolvam a inclusão de alunos com deficiência na escola. A partir dessas histórias, com a mediação da equipe do IRM, os grupos trocarão conhecimentos e experiências, articulando diferentes práticas pedagógicas com as diretrizes das políticas públicas e referenciais teóricos atuais. Nesse primeiro momento, os municípios de São Caetano do Sul e de Cotia apresentaram seus casos. Estão previstos mais nove encontros.

A formação reúne representantes das Secretarias de Educação, gestores escolares, professores da sala de aula comum e do atendimento educacional especializado no mesmo espaço. “Juntos, eles organizam novos pensamentos e ações a partir de casos reais e desafiadores, escolhidos pelos próprios participantes, ao mesmo tempo em que alinham e atualizam conceitos. Isso possibilita a implementação de mudanças cotidianas quase que imediatas”, destaca Liliane Garcez, coordenadora do projeto. “Os encontros dialogados consolidam, a partir do engajamento dos educadores, ferramentas potentes contra a principal barreira a ser quebrada para que a educação inclusiva seja efetivada no cotidiano escolar: a atitudinal”, completa.

Sobre o Diversa

Desde 2017, a Fundação Volkswagen apoia o projeto DIVERSA Presencial, do Instituto Rodrigo Mendes, para construir e levar conhecimento às redes públicas de ensino sobre inclusão de estudantes com deficiência e para a modificação dos sistemas. O objetivo é assegurar, a todas as crianças, sem exceção, o seu direito à educação.

O método atende à crescente demanda por formações que considerem os diferentes contextos e se apoiem no trabalho colaborativo. Entre os meses de julho e dezembro do ano passado, foram realizados dez encontros dialogados. Ao longo de 2017, as experiências demonstraram como a educação pública brasileira está sendo positivamente transformada pelo DIVERSA Presencial, com o engajamento de educadores que veem a inclusão como um princípio fundamental.