Fundação VW e Centro Paula Souza iniciam formação em mobilidade e cidadania

Iniciativa faz parte do projeto Jogo da Vida em Trânsito
Educadores do Centro Paula Souza exercitam a aprendizagem por projetos durante os encontros presenciais. Foto: Divulgação

A Fundação Volkswagen e o Centro Paula Souza estão realizando um ciclo de formação para educadores interessados em exercitar a integração de jogos em projetos didáticos voltados para mobilidade e cidadania. O curso acontece durante os meses de abril e maio com a seguinte dinâmica: na modalidade semipresencial com quatro encontros quinzenais e atividades a distância.

A iniciativa é destinada a professores e coordenadores do Centro Paula Souza e faz parte do projeto Jogo da Vida em Trânsito (JVT), realizado pela Fundação Volkswagen em parceria com a Virgo Game Studios. Nesta edição, 60 profissionais de ensino estão sendo beneficiados – eles vão ser responsáveis por multiplicar a metodologia para suas unidades. Um dos focos da formação é a aprendizagem por projetos, desde o planejamento até a avaliação.

“Essa parceria oferece ferramentas que, muitas vezes, a escola não possui. Para o professor, expande as possibilidades e metodologias de ensino. Por meio do jogo, da ludicidade, ele se aproxima do universo do aluno e repensa o próprio processo pedagógico”, afirmou Lucília Guerra, responsável pelo Centro de Capacitação Técnica, Pedagógica e Gestão (Cetec) da autarquia.

Educação para a mobilidade e a cidadania

O objetivo da formação vai além da capacitação dos educadores para que trabalhem com projetos e explorem o tema da mobilidade em sala de aula. A ideia é transformar a realidade no entorno das Etecs e Fatecs, empoderando alunos e comunidade escolar para que pensem em melhorias para a sociedade.

Ao final do curso, os participantes desenvolverão um projeto-piloto que poderá ser aplicado em suas escolas de origem. Mobilidade urbana, acessibilidade, educação e segurança no trânsito foram alguns dos temas que despontaram nas discussões dos primeiros encontros.

“O projeto faz muita diferença na vida dos alunos, que ampliam o alcance de suas ações enquanto cidadãos, para além do contexto escolar. Com isso, incentivamos o protagonismo a partir de um tema que inclui todos nós: a mobilidade”, refletiu Lucília Guerra.

Importante destacar que o tema foi recentemente incluído nas aulas de Ética e Cidadania das Etecs. “Formações como essa subsidiam o professor a se aprofundar nesse tema que, para além do componente de Ética, perpassa as demais disciplinas do Centro Paula Souza”, relatou Juliana Alves, Coordenadora de Projetos do Cetec.