Fundação VW contribui para queda de fatalidades de trânsito em São Paulo

Foto de um senhor assinando um papel em cima de uma mesa em uma sala com várias pessoas em pé.

Segundo dados do Infosiga SP, sistema do Governo do Estado para monitoramento de acidentes, houve redução de 7,1% nas fatalidades de trânsito em São Paulo no 1º trimestre de 2018. O número representa 92 vidas preservadas em comparação ao mesmo período do ano passado.

A queda foi ainda mais significativa nos municípios que assinaram convênios ou protocolos de intenção com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. Nesses locais, as fatalidades foram reduzidas em 9,7%. O programa envolve mais de 100 localidades de São Paulo, que concentram 78% da população do Estado e 69% dos acidentes fatais.

De acordo com a coordenadora Silvia Lisboa, “cada cidade está em uma fase diferente nos projetos – alguns já executados e outros em definição, mas, em comum, temos a segurança viária como prioridade. Os municípios estão engajados na missão de salvar vidas no trânsito”.

Parceria

A Fundação Volkswagen participa do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito desde fevereiro de 2018. O programa é coordenado pela Secretaria de Governo do Estado de São Paulo e tem, como meta, reduzir pela metade os óbitos no trânsito no Estado até 2020. Outras nove secretarias integram a iniciativa, que também conta com o apoio de empresas e organizações do terceiro setor.

A FVW oferece três cursos online do projeto Jogo da Vida em Trânsito (JVT), voltados a educadores da rede pública de 20 municípios com altos índices de acidentes. O objetivo é levar o tema da segurança no trânsito para a sala de aula, por meio de soluções lúdicas e projetos interdisciplinares de educação para a mobilidade e a cidadania. O JVT também disponibiliza vagas ilimitadas na modalidade a distância para todos os interessados pelo site do projeto.

“Os convênios preveem obras como construção de acessos e ciclovias, instalação de lombofaixas e melhorias na sinalização, entre outras intervenções. Também investimos na conscientização de crianças, jovens e adultos. A educação é a base para mudarmos o comportamento das pessoas, principal fator de risco no trânsito”, explica o presidente do Detran/SP, Maxwell Vieira.

Agenda 2030 da ONU

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito foi inspirado na Década de Ação pela Segurança no Trânsito, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2011 a 2020. Pela iniciativa, governos de todo o mundo se comprometeram a tomar medidas para prevenir acidentes. Além disso, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que instituiu os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, incorporou a meta de reduzir pela metade as mortes e os ferimentos por acidentes em estradas até 2020. Pela parceria, a Fundação Volkswagen compartilha desse esforço global em benefício das pessoas e do planeta.