Fundação Volkswagen participa da Semana Mundial do Brincar; inscreva-se!

O evento chega à sua 10ª edição e traz como tema “O brincar que abraça a diferença”

Foto de um menino visto de cima. Ele está sorrindo e faz o sinal de positivo com a mão direita.

Criada com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância dos momentos de brincadeira e para promover o brincar em todos os cantos do Brasil, a Semana Mundial do Brincar chega à 10ª edição, que será realizada entre 25 de maio e 2 de junho.

A Semana foi concebida pela Aliança pela Infância, movimento internacional que promove iniciativas para uma infância digna e saudável, além de organizações parceiras. “É uma semana inteira de crianças brincando e adultos discutindo sua importância, no que chamamos de brincar uma semana para brincar o ano todo”, explicou Letícia Zero, coordenadora da secretaria executiva da Aliança pela Infância no Brasil.

Para celebrar os 10 anos da mobilização nacional, o tema escolhido foi “O Brincar que abraça a diferença”. A Aliança acredita que, além de ser um momento de convivência da diversidade, o brincar é fundamental para a construção de uma cultura de paz. Além disso, por meio dele, as crianças podem vivenciar sua criatividade e imaginação, relacionar-se com pessoas de realidades e características diferentes e, assim,  desenvolver a empatia que só o contato humano pode proporcionar.

Programação

Anualmente, diversas organizações participam da mobilização e organizam atividades durante a Semana Mundial do Brincar. Entre os dias 26 e 31 de maio, o Espaço Alana, do Instituto Alana, terá uma programação composta por brincadeiras e vivências lúdicas para possibilitar o brincar livre, além de reflexões sobre o tema.

A Fundação Volkswagen será representada pela Mais Diferenças, organização social que executa o projeto Brincar, realizado pela FVW em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP). O objetivo do projeto é contribuir para o fortalecimento da qualidade da educação infantil, em uma perspectiva acessível e inclusiva.

Oficina “O brincar e a literatura – a mediação de um espaço para todos”

• Mediação: Guacyara Labonia (Mais Diferenças)
  • 27 de maio, das 10h30 às 12h30
  • Local: Espaço Alana | Rua Erva do Sereno, 642, Jardim Pantanal – São Paulo (SP)

Acesse o formulário e inscreva-se gratuitamente!

*Nota produzida a partir de reportagem do portal do GIFE; clique aqui para acessar o conteúdo original.