A Fundação Grupo Volkswagen, em parceria com a Volkswagen do Brasil e a ONG Litro de Luz, está iluminando a região do Pós-balsa, em São Bernardo do Campo/SP, com 45 postes elétricos sustentáveis abastecidos a partir de energia solar. Além disso, como uma das comunidades contempladas pelo projeto está à beira da represa Billings, a empresa também doará 15 lampiões para auxiliar os trabalhadores que vivem da pesca.
“O projeto vem sendo desenvolvido desde agosto, quando foi apresentado junto com a campanha de lançamento do Taos, e tem como objetivo principal levar luz para comunidades carentes por meio de uma solução de iluminação solar simples, acessível e sustentável. De lá para cá, estabelecemos uma relação de troca de informações entre a comunidade local, equipes de trabalho e Prefeitura de São Bernardo do Campo para definição do local. É um projeto completo, que engloba trabalho voluntário, ensino, empoderamento e sustentabilidade”, declara Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.
Para a escolha do local, a Volkswagen, a Fundação e a Litro de Luz estabeleceram um trabalho de pesquisa em parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo/SP, para identificarem potenciais regiões para a realização do projeto. A comunidade do Pós-balsa, na região da represa Billings, se mostrou a mais adequada para implementação da ação em razão de possuir diversas ruas sem acessso regular à energia elétrica. Além da instalação dos postes de iluminação, que contribuirá com a melhoria da qualidade de vida das pessoas e desenvolvimento econômico da comunidade, foram produzidos lampiões sustentáveis para auxílio nas atividades ainda de madrugada dos pescadores da região quando iniciam seus trabalhos.
Desde o início, os moradores da região do Pós-balsa foram envolvidos nas discussões para mapeamento dos locais de maior circulação e necessidade de iluminação. Entre esses moradores, cinco participaram de um grupo de trabalho formado pela Litro de Luz e tornaram-se embaixadores do projeto, participando de oficinas e entendendo a importância da energia renovável. Houve engajamento da comunidade em todo processo, inclusive na instalação dos postes de iluminação.
“Somos muito gratos pelo apoio da Volkswagen ao projeto. Mesmo perto de grandes centros urbanos, muitas comunidades em São Bernardo não têm infraestrutura adequada, então precisamos de empresas que as enxerguem, como a Volkswagen, para que possamos juntos mudar essa realidade”, declara Laís Higashi, presidente da ONG Litro de Luz Brasil.
Assista abaixo ao vídeo da ação, disponível no canal da Fundação Grupo Volkswagen no Youtube:
Sobre o Litro de Luz
O Litro de Luz Brasil leva iluminação solar a comunidades sem acesso à energia ou sem luz nas ruas por meio de postes, lampiões ou soluções solares internas compostas por materiais simples como garrafa PET e canos de PVC, além de placa solar, bateria e LED.
Mais de 23.000 pessoas foram impactadas com esse projeto, com cerca de 3.700 soluções, alcançando mais de 120 comunidades em centros urbanos e áreas rurais, incluindo comunidades tradicionais como ribeirinhas, quilombolas e indígenas.