Fundação Grupo Volkswagen e Artemisia anunciam a segunda edição do ImpactaMOB: Inovação Aberta em Mobilidade Urbana

As inscrições estão abertas até 10 de abril de 2023; os finalistas receberão recursos financeiros para subsidiar a implementação dos projetos-piloto e o apoio das organizações para o crescimento e a potencialização dos negócios

Pensar na mobilidade urbana como um serviço essencial – para além da análise associada ao transporte e ao trânsito – é uma mudança de paradigma fundamental para endereçar novas respostas ao enorme desafio que ela representa. Com estreita relação com direito de ir e vir, autonomia, acesso a serviços públicos e qualidade de vida, a mobilidade está no cerne da garantia de condições básicas para o pleno desenvolvimento das pessoas. No Brasil, o descumprimento dessas prerrogativas, que compromete o exercício da cidadania, manifesta-se nas dificuldades de acesso a serviços e à locomoção que afetam, especialmente, a população de baixa renda.

Para fomentar um novo olhar para a questão, a Fundação Grupo Volkswagen e a Artemisia anunciam a segunda edição do programa ImpactaMOB: Inovação Aberta em Mobilidade Urbana. A iniciativa selecionará e irá apoiar até três negócios alinhados à temática, que tenham alto potencial de impacto positivo em escala. Os finalistas receberão suporte financeiro de até R$ 300 mil distribuídos entre três negócios para subsidiar a implementação dos projetos-piloto e o apoio das organizações para o crescimento e a potencialização das soluções. Não perca esta oportunidade e inscreva-se!

Segundo Priscila Martins, diretora de Parcerias da Artemisia, a mobilidade urbana é um tema bastante crítico para toda a sociedade e tem um significado maior do que o dimensionado pelo senso comum. “Além de um conjunto de serviços e meios de deslocamento de pessoas e bens, ela é o resultado da interação das pessoas com a cidade e tem relação direta com o acesso a serviços essenciais, à autonomia, ao direito de ir e vir e à qualidade de vida. Esses aspectos impactam a população brasileira como um todo, no entanto, mais gravemente as pessoas que vivem em periferias, que se encontram em situação de vulnerabilidade econômica e social. Acreditamos que o empreendedorismo aliado à inovação possa ser uma via de contribuição para a resolução de parte dos desafios relacionados à mobilidade no Brasil, e, diante desta crença, nos unimos para realizar um programa de inovação aberta para identificar soluções com alto potencial de impacto e escala. A ideia é testar, validar e conectar soluções que apresentem efetividade com potenciais parceiros, como forma de alavancar seu impacto”, detalha Priscila.

Vitor Hugo Neia, superintendente da Fundação Grupo Volkswagen, destaca que o programa e a parceria são frutos de uma das causas abraçadas pela organização: mobilidade urbana e comunidades sustentáveis, além de reforçar a importância de refletir sobre o tema e criar soluções conectadas à realidade dos territórios e das comunidades, sem deixar de olhar para as tendências do futuro. “Para isso, buscamos apoiar tecnologias sociais inovadoras que contribuam para fazer das cidades espaços mais acolhedores, resilientes e democráticos. Essa parceria  com a Artemisia fortalece esse movimento, unindo nosso papel de investidor social privado à experiência de uma organização que é referência em impacto positivo. Juntos, esperamos transformar comunidades de todo o Brasil por meio da inovação aberta para uma mobilidade mais sustentável. A primeira edição em 2022 selecionou negócios bastante inovadores e de qualidade e esperamos que neste ano o programa alcance ainda mais sucesso”, aponta o executivo.

Quem pode participar

Estão credenciados à inscrição empreendedores de impacto que atuam com mobilidade urbana; possuam negócios já estabelecidos, estruturados e em operação; e que suas soluções busquem beneficiar a sociedade – em especial, a população de menor renda –, ajudando a tornar a mobilidade urbana mais democrática, acessível, segura e sustentável.  Além disso, o programa busca negócios que atuem com mobilidade e tenham intencionalidade de gerar impacto, em temas como:

  • Transformar as pessoas nos principais ativos da mobilidade urbana (soluções que buscam superar desafios de mobilidade com foco nas necessidades das pessoas, conferindo autonomia no planejamento, na segurança e eficiência de tempo e custo).
  • Diminuir as distâncias e desigualdades entre centro e periferias (soluções que propõem a diminuição das distâncias e/ou desigualdades entre regiões centrais, periféricas e/ou rurais).
  • Melhorar a logística para facilitar o acesso a serviços básicos (soluções que impulsionam a economia de áreas urbanas ao tornar a mobilidade logística sustentável e de possível acesso a todos, transpondo particularidades geográficas e reduzindo custos).
  • Garantir um transporte acessível, seguro e sustentável aos trabalhadores (soluções que possibilitem aos trabalhadores de menor renda um deslocamento mais efetivo e saudável até o trabalho).
  • Ampliar e garantir a acessibilidade dos meios de transporte (soluções que ofereçam e ampliem a autonomia para que todos tenham assegurado o direito de se locomover nas cidades).
  • Tornar a mobilidade urbana sustentável e integrada ao meio ambiente (soluções que utilizem matrizes energéticas mais sustentáveis, contribuindo com a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa na atmosfera de forma acessível).
  • Promover a melhoria da qualidade dos transportes coletivos (soluções que otimizam custos e garantem qualidade, conforto e segurança no transporte coletivo para todos, em especial para mulheres, crianças e idosos).
  • Ampliar o uso de dados da mobilidade urbana nas estratégias e decisões (soluções que permitam a utilização de dados sobre trânsito para planejamento e tomadas de decisões relacionados à melhora da rede pública de transporte e ao desenvolvimento urbano, levando em conta a demanda local dos cidadãos.

Inscrições

As inscrições gratuitas estarão abertas até o dia 10 de abril, e poderão ser realizadas por meio de formulário disponibilizado no site do programa ImpactaMOB.

A iniciativa integra uma estratégia de fomento à inovação aberta via negócios de impacto por meio da parceria de organizações conectadas com a causa da mobilidade. Há mais de 43 anos contribuindo para transformações positivas na sociedade, a Fundação Grupo Volkswagen atua em duas frentes prioritárias: mobilidade urbana e comunidades sustentáveis, e mobilidade social e inclusão, além de apoiar tecnicamente ações de investimento social das empresas do grupo no Brasil. A Artemisia, por sua vez, é a organização brasileira pioneira no apoio a negócios de impacto social. Juntas no ImpactaMOB: Inovação Aberta em Mobilidade Urbana, esperam fortalecer negócios de impacto que tenham soluções inovadoras no ecossistema de mobilidade urbana, um dos maiores desafios do país.