Fundação Grupo Volkswagen abre inscrições do Fundo Solidário 2023

Oito organizações sociais vão receber até R$ 60 mil para ações de assistência e apoio a comunidades; diversidade será um dos critérios de seleção
Publicado em

Entre os dias 11 de abril e 12 de maio, estarão abertas as inscrições para o Edital Fundo Solidário 2023 da Fundação Grupo Volkswagen. A iniciativa tem como objetivo selecionar e apoiar Organizações da Sociedade Civil de Base Comunitária Sem Fins Lucrativos que desenvolvam ações de assistência e proteção social em territórios e comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Cada organização vai receber uma doação de até R$ 60 mil, totalizando até R$ 480 mil em repasses.

Inscrições

As inscrições gratuitas estarão abertas entre os dias 11 de abril de 2023 e 12 de maio de 2023, horário de Brasília, e deverão ser feitas por meio do preenchimento completo do formulário eletrônico no sistema de inscrição disponibilizado no endereço neste link. Para mais informações, acesse o edital.

Quem pode participar

Organizações da sociedade civil sem fins lucrativos com, no mínimo, dois anos completos de existência formal. Elas devem realizar ações de assistência e proteção social em comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica, localizadas exclusivamente em um dos seguintes municípios: Resende/RJ; Salvador/BA; São Bernardo do Campo/SP; São Carlos/SP; São José dos Pinhais/PR; São Paulo/SP (exclusivamente nas subprefeituras do Campo Limpo, Ipiranga, Capela do Socorro, Cidade Ademar, Jabaquara, M’Boi Mirim, Santo Amaro e Parelheiros); Taubaté/SP; ou Vinhedo/SP.

“O propósito do edital é viabilizar iniciativas que permitam a organizações de pequeno e médio porte expandir seus esforços em benefício dos territórios e comunidades de atuação. A ideia é alavancar ações de assistência e proteção à população mais vulnerável, pensando em prosperidade socioeconômica, mas também no acesso equitativo a oportunidades que contribuam para reduzir as desigualdades locais, com um olhar especial para questões de diversidade e inclusão de grupos minorizados”, explica Vitor Hugo Neia, Superintendente da Fundação Grupo Volkswagen.

As linhas abarcadas pelo edital são de combate à insegurança alimentar e nutricional, empregabilidade, oficinas formativas ou socioeducativas, vestimentas, higiene e limpeza, adaptação residencial, e adequação ou equipagem de espaços para convivência familiar ou comunitária, todas direcionadas a ampliar a capacidade de atuação da OSC no território ou na comunidade, beneficiando direta ou indiretamente a população atendida. As linhas de atuação foram atualizadas em 2023, contemplando aquisições ou adaptações específicas para melhorar ou propiciar o atendimento às pessoas com deficiência.

“Estamos muito felizes pela parceria com a Fundação Grupo Volkswagen, que se propôs a eleger a promoção da diversidade como questão fundamental para o exercício da democracia e a equidade em nosso país, dando ênfase a esse olhar transversal no apoio a organizações da sociedade civil. Se não considerarmos a diversidade em nossas ações, contribuímos para aumentar as desigualdades. Vamos ampliar a participação de todas as pessoas, em todos aspectos da convivência social, e criar ambientes seguros para isso. Essa é nossa maior riqueza!”, celebra Maria Letícia Puglisi Munhoz, Diretora Executiva do Instituto Diverse, parceiro da Fundação na realização do Edital.