Fábrica de Taubaté realiza ação voluntária da Fundação Grupo Volkswagen

Voluntariado realizado no último sábado, dia 6 de maio, ocorreu na organização Soapro

Taubaté foi a segunda região a receber a ação voluntária do Programa de Voluntariado Corporativo da Fundação Grupo Volkswagen. A ação aconteceu no último sábado, dia 6 de maio, na Sociedade de Amparo e Promoção – Soapro, com a participação de 40 pessoas entre colaboradores Volkswagen de Taubaté – planta e áreas corporativas (horistas, mensalistas e executivos) e seus familiares.

A organização da sociedade civil, Soapro, atua desde 1977 e oportuniza que crianças e os adolescentes descubram seus ideais e desenvolvam suas próprias potencialidades através de projetos educacionais de aprendizagem, cursos de capacitação profissional, recreação e lazer.

A programação teve início com um café da manhã que reuniu os participantes. Depois foram realizadas atividades de zeladoria e pintura do espaço da organização, além de uma roda de conversa.

A coordenadora de projetos sociais da Soapro, Terezinha Miragaia, lembrou da história da organização desde a década de 1970 e que atualmente atende cerca de 700 crianças e idosos por semestre. “É a primeira vez que a gente recebe uma ação voluntária. A gente precisa de ajuda das empresas para poder realizar a parte social, porque temos muitos desafios. E esse é um trabalho que entusiasma”, falou.

A líder do pilar social do grupo de diálogos Gerações Conectadas, Lucia Torrecilla, também esteve presente propondo uma roda de conversa sobre o impacto das diversas gerações no mercado de trabalho.

“Foi uma ação mais do que gratificante! Participamos com colegas da fábrica de Taubaté compartilhando nossas experiências juntamente com adolescentes que estão se preparando para ingressar no mercado de trabalho. Esse momento de conexão entre gerações foi legal e importante pois nos permitiu olhar para os desafios das pessoas mais novas e como nós podemos colaborar com sua jornada profissional. Obrigada à Fundação por organizar esse evento tão maravilhoso!”, celebra Lucia Torrecilla.

Uma das pessoas atendidas pela Soapro que participou da ação voluntária foi a Maria Eduarda, de 15 anos. Ela conta que foi uma experiência única. “Quando a gente soube que a Fundação Volkswagen faria esse projeto com a gente, na hora eu já falei para a minha mãe ‘preciso ir, preciso ir’”. Estar aqui abriu meus horizontes. Meu sonho sempre foi entrar para o Exército, mas depois dessa ação, abri bem os meus olhos e vou buscar me capacitar em outras funções para, quem sabe um dia, ser funcionária da Volkswagen”. Adorei ouvir a história do pessoal, como foi a trajetória deles para saber que um dia eu posso estar no lugar deles, dando o meu depoimento para jovens”, disse ela.

O Bruno atualmente trabalha com relações trabalhistas corporativas da Volkswagen. “Há 20 anos, quando eu vim de Minas Gerais para Taubaté, eu estive aqui, na fila da Soapro, para tentar ser um jovem aprendiz pelo trabalho sério que eles fazem na cidade. Estar aqui hoje como voluntário, falando um pouco sobre carreira, sobre a minha história, para o público que é assistido pela pela Soapro, para mim é muito gratificante, é muito importante e me sinto muito grato por poder contribuir um pouquinho para o futuro deles profissional”, comentou.

A ação foi uma oportunidade de integrar os colaboradores e oportunizar o desenvolvimento de habilidades como o trabalho em equipe. Esta foi a segunda etapa do voluntariado presencial organizado pela Fundação Grupo Volkswagen, que teve início no mês de abril com uma ação no Instituto Geração Futura em São Bernardo do Campo. Até o final do ano, as ações acontecerão nas demais plantas da Volkswagen do Brasil e de outras marcas do Grupo Volkswagen, de forma que todos os colaboradores terão a oportunidade de doar seu tempo, talentos e esforços para ajudar pessoas e entidades, reforçando nosso compromisso com as comunidades do entorno e o pilar social da nossa estratégia ESG.

Parabéns a todos os voluntários que doaram seu tempo, habilidades e talentos para ajudar o próximo! Confira algumas fotos da ação em Taubaté: