DIVERSA Presencial abre inscrições para secretarias municipais de educação de SP

Iniciativa é realizada pelo Instituto Rodrigo Mendes com o apoio da Fundação Volkswagen
Foto: Enoá

As inscrições para o DIVERSA Presencial 2019 estão abertas e podem ser feitas até o dia 18 de fevereiro. O objetivo do projeto, realizado pelo Instituto Rodrigo Mendes (IRM) com o apoio da Fundação Volkswagen, é oferecer formação em serviço para profissionais envolvidos nos processos de escolarização de estudantes público-alvo da educação especial matriculados em escolas comuns.

Serão selecionadas 5 (cinco) secretarias municipais de educação do Estado de São Paulo que deverão indicar, cada uma, 8 (oito) educadores para participar do projeto. As inscrições devem ser feitas pelos representantes das secretarias por meio do preenchimento do formulário on-line. Cada município deve se inscrever apenas uma vez. A lista final dos selecionados será divulgada no dia 25 de março e todos os detalhes sobre o processo de inscrição podem ser conferidos no edital.

Como funciona a formação

Serão 10 encontros a serem realizados na cidade de São Paulo entre os meses de abril e agosto. Estarão reunidos, em um mesmo espaço, representantes das equipes gestoras das secretarias de educação, gestores escolares, professores de sala de aula comum e do atendimento educacional especializado (AEE) indicados pelas próprias secretariais municipais.

A partir dos casos reais e desafiadores escolhidos pelas equipes locais, os participantes compartilham experiências e conhecimentos. A mediação é feita pela equipe do Instituto Rodrigo Mendes, estimulando a construção coletiva de conhecimento a partir da experiência de cada participante e articulando as diferentes práticas com as diretrizes das políticas públicas educacionais vigentes e referenciais teóricos atuais.