Conheça os finalistas da Mobilidade Urbana do 2º Prêmio Fundação Grupo VW

Os projetos BikeFavela (SP) e Mulheres Negras em Movimento (BA) são finalistas do prêmio FGVW e concorrem ao patrocínio de R$ 100 mil

Estamos chegando na reta final do 2º Prêmio Fundação Grupo Volkswagen! Todos os finalistas estão participando do Programa de Aceleração desde o mês de agosto até o início de novembro, com o objetivo de aprimorar seus projetos e fortalecer sua atuação. Ao final desta fase, no dia 5 de novembro, será realizada a apresentação virtual dos projetos a uma banca julgadora, para escolha e premiação de três organizações sociais, que receberão patrocínio de R$ 100 mil cada uma.

Além disso, ao longo de 2022, elas terão suas ações acompanhadas pela Fundação e a Yunus Corporate, com foco em seu desenvolvimento institucional. Conheça abaixo os projetos finalistas na causa da mobilidade urbana, que estão concorrendo à premiação final (em ordem alfabética):

Projeto BikeFavela – Oficina de Ciclocidadania

Criado pelo Movimento de Defesa do Favelado (MDF), de São Paulo (SP), o projeto visa à apropriação da cidade, o empoderamento de territórios e de populações periféricas, por meio da mobilidade ativa. Esse empoderamento é composto pela compreensão crítica da realidade urbana e dos deslocamentos urbanos, das regras, riscos e limitações dos meios de transporte nas cidades, e, sobretudo, das possibilidades e potencialidades da ciclomobilidade urbana.

Para isso, o projeto BikeFavela fornece capacitação gratuita para uso da bicicleta, iniciando pelo entorno das comunidades, passa pelo território, e logo expande os horizontes por meio da integração da bicicleta com o metrô e outros serviços de bikes compartilhadas. É um projeto que busca oferecer condições que favoreçam meninas e mulheres, a comunidade LGBTQIA+ e as pessoas acima de 50 anos a pedalar. As parcerias permitem que o curso seja oferecido de forma gratuita para a comunidade: além da monitoria, disponibiliza-se o empréstimo de bicicletas e as passagens de metrô para as aulas de integração.

“A favela também faz parte da cidade. Precisamos pensar em políticas públicas e oportunidades para pensar na mobilidade da população que mora nas favelas. O Movimento de Defesa do Favelado (MDF) vem abraçando temas transversais como o da cultura, do meio ambiente e agora da mobilidade. O projeto BikeFavela surge visando empoderar a população das favelas, por meio da mobilidade ativa”, conta Getúlio Mendes, Educador Popular do MDF.

O Movimento de Defesa do Favelado (MDF) é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1979 pelo missionário Irlandês Patrick Joseph Clarke, no encontro solidário com os moradores das favelas da zona leste de São Paulo. Atua em cerca de 30 favelas das regiões de Vila Prudente, Sapopemba, São Mateus e Iguatemi, tem sua sede na Vila Alpina – SP, administra também a creche Julio Cesar Aguiar na Favela de Vila Prudente que atende 70 crianças, bem como o CCVP – Centro Cultural da Favela de Vila Prudente, que atende 60 crianças e adolescentes no contra turno escolar com atividades socioculturais como percussão, canto coral, dança, artes visuais e teatro.

Conheça mais sobre o MDF – Movimento de Defesa do Favelado. Acesse o site da entidade e suas redes sociais ícone facebook, logotipo, social, media

Projeto Mulheres Negras em Movimento – Soluções de renda e empregabilidade na mobilidade

Iniciativa da ONG Movimenta La Frida, de Salvador (BA), trata-se de um movimento que busca incluir mulheres negras e periféricas nos planos de mobilidade da bicicleta, por meio de cursos profissionalizantes de mecânica, aulas de bike, rodas de diálogo, compartilhamento e conserto gratuito de bicicletas. Além da conscientização, formalização sustentável e empreendedora para geração de renda ou novos formatos de trabalho.

A ONG Movimenta La Frida é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2015 por cicloativistas negras. A organização tem como princípio repensar historicamente as construções das cidades em suas proporções espaciais segregacionistas sócio-raciais, onde os centros urbanos permanecem monopolizando recursos  e as políticas de mobilidade, por sua vez, permanecem realizando a manutenção das desigualdades e privações de acesso aos direitos e recursos básicos a todos.  Através de ações sociais, volta-se  para criar e construir soluções de inclusão das pessoas que são afetadas pelas limitações de políticas de acesso à mobilidade e do direito à cidade,  focalizando principalmente nas demandas de mulheres negras que permanecem na base da pirâmide de desigualdades sendo afetadas pelo, racismo, sexismo e classismo.

“A La Frida surge ao percebermos que em Salvador, declarada a capital negra da América Latina, não havia mulheres pretas, em sua proporcionalidade, utilizando a bike como meio de transporte, lazer ou no esporte. A partir de uma pesquisa feita localmente, constatamos que a população feminina preta da cidade de Salvador não estavam inseridas neste recorte da mobilidade urbana, pois não sabiam pedalar uma bike. É um setor ocupado muito mais pela população branca e em sua maioria do gênero masculino”, conta Lívia Suarez, uma das fundadoras do La Frida.

Assim a ONG  busca promover a bicicleta quanto um modal de transporte econômico, sustentável e autônomo, como um possível solucionador do direito de mobilidade, além desenvolver ações formativas e culturais na ocupação dos espaços públicos, reivindicando uma cidade para todos, pluri diversificando os espaços, travando lutas contra o racismo, homofobia, misoginia e as demais mazelas que afetam as minorias sociais.

“Produzimos bicicletas diferenciadas e recentemente criamos o capacete For The Black, pensado para pessoas negras. É um produto que leva em conta a estrutura do cabelo afro e possui uma diametria adequada para promover conforto e valorizar a identidade negra”, comemora Lívia Suarez.

Conheça mais sobre a ONG Movimenta La Frida. Acesse o site da organização e suas redes sociais ícone facebook, logotipo, social, media

Sobre o 2º Prêmio Fundação Grupo Volkswagen

O 2º Prêmio Fundação Grupo Volkswagen tem como objetivo apoiar organizações sociais, sem fins lucrativos, que estão desenvolvendo tecnologias sociais com o objetivo de fortalecer produtos e projetos que possuam soluções para problemas nas causas da Mobilidade Urbana, Mobilidade Social e Inclusão de Pessoas com Deficiência. A premiação busca estimular o fortalecimento de projetos de impacto social, que são desenvolvidos a partir da expertise de Organizações Sociais sem fins lucrativos, por meio de atividades de capacitação, mentorias, consultoria customizada e criação de redes.

Os critérios de seleção do prêmio, incluíram escopo e maturidade da solução, sustentabilidade financeira e potencial de impacto, bem como o incentivo à diversidade, tanto da equipe responsável pela organização quanto do público-alvo dos projetos inscritos. As organizações sociais classificadas como finalistas foram divididas em três causas de atuação da Fundação: mobilidade urbana, mobilidade social e inclusão de pessoas com deficiência.

Para mais detalhes, acesse a página da premiação no site da Fundação Grupo VW.