Conheça os finalistas da Mobilidade Social do 2º Prêmio Fundação Grupo VW

Os projetos Hortas Urbanas No Setor (DF) e Juventude Empreendedora (PI) são finalistas do prêmio FGVW e concorrem ao patrocínio de R$ 100 mil

Estamos chegando na reta final do 2º Prêmio Fundação Grupo Volkswagen! Todos os finalistas estão participando do Programa de Aceleração desde o mês de agosto até o início de novembro, com o objetivo de aprimorar seus projetos e fortalecer sua atuação. Ao final desta fase, no dia 5 de novembro, será realizada a apresentação virtual dos projetos a uma banca julgadora, para escolha e premiação de três organizações sociais, que receberão patrocínio de R$ 100 mil cada uma.

Além disso, ao longo de 2022, elas terão suas ações acompanhadas pela Fundação e a Yunus Corporate, com foco em seu desenvolvimento institucional. Conheça abaixo os projetos finalistas na causa da mobilidade social, que estão concorrendo à premiação final (em ordem alfabética):

Projeto Hortas Urbanas No Setor

Desenvolvido pelo Instituto Cultural e Social No Setor, de Brasília (DF), a ideia é promover a capacitação técnica e o incentivo à geração de renda para pessoas em situação de rua que moram no Setor Comercial Sul, em Brasília, por meio da implementação de hortas urbanas. O modelo é o de agroecologia urbana que, além de assumir uma função social como espaço de convívio, fortalecimento de vínculos e redução de danos, também gera alimentos para o consumo dessas pessoas e da comunidade do entorno da horta.

“Identificamos um potencial enorme de atuar nas áreas verdes na região sul da cidade. Iniciamos os trabalhos com um primeiro grande plantio. A partir daquele momento, a horta se tornou um símbolo para a população local, os passantes e trabalhadores que ocupam o setor comercial sul.”, comenta Bruno Machado, coordenador técnico do projeto.

O Instituto No Setor é uma plataforma de transformação do centro de Brasília por meio da ocupação e da ressignificação do espaço público. Ainda enquanto coletivo cultural, o No Setor foi criado no início de 2018, trazendo o Setor Carnavalesco Sul como o seu projeto inaugural. O primeiro carnaval integrado à comunidade que mora ou frequenta o Setor Comercial Sul (SCS) foi desenvolvido através da rede de conexões geracionais e culturais dos integrantes do grupo há anos no local. Desde o início, sempre atuaram em coparticipação com a dinâmica do Setor Comercial Sul realizando projetos que são demandas ora do território para o instituto, ora do instituto para o território, tendo como elemento central a humanização das relações.

“Três hortas já foram criadas no SCS. Temos uma horta de produção, onde escoamos toda quantidade produzida para uma feira orgânica, que gerará renda para a população em situação de rua; temos uma horta terapêutica, que traz uma lógica focada na experiência de acolhimento, na redução de danos e criação de vínculos e, por fim, o jardim comercial, focado no estreitamento de nossas relações com os lojistas e empresários do Setor Comercial Sul, revitalizando a área verde no entorno da região comercial.”, comenta Aretha Monteiro, coordenadora geral do projeto.

“Criar e mantê-las traz uma série de benefícios para todos: revitaliza espaços ociosos, contribui para o microclima, gera biodiversidade, saúde e bem estar, reduz desperdícios e aproxima as pessoas da alimentação natural. Seguimos ativamente buscando garantir o entendimento da população local de que o projeto, de fato, se propõe a transformar a realidade das pessoas em situação de rua e retirá-las da situação de vulnerabilidade social.”, finaliza Bruno Machado, coordenador técnico do projeto.

Conheça mais sobre o Instituto Cultural e Social No Setor. Acesse o site do instituto e suas redes sociais ícone facebook, logotipo, social, media

Projeto Juventude Empreendedora – Escola de Culinária Pimenta do Reino

O projeto Juventude Empreendedora é uma iniciativa independente da Cáritas Arquidiocesana de Teresina, no Piauí. O trabalho estimula o desenvolvimento comunitário e a educação cidadã por meio do acesso à qualificação profissional, visando à inserção de jovens em situação de vulnerabilidade social que residem nas periferias de Teresina no mercado de trabalho formal. Além de fomentar o acesso ao empreendedorismo e a atuação comunitária.

A Escola Pimenta do Reino está situada na região sudeste de Teresina e foi criada em 2011, a partir do projeto Juventude Empreendedora, uma realização da Cáritas Regional do Piauí em parceria com a Cáritas Arquidiocesana de Teresina, apoiada pela Instituição suíça, Brucke Le Pont. A iniciativa já promoveu a qualificação de mais de 1000 alunos no segmento gastronômico.

“O projeto surgiu a partir da necessidade da comunidade. Fizemos a consulta à comunidade e o retorno que tivemos foi a demanda por um curso de culinária para a região. Neste projeto, além do conhecimento profissional e técnico, os alunos recebem orientações política e cidadã, para sua formação na sociedade, por meio de oficinas de cidadania e ética, no intuito de desenvolver as potencialidades humanas.”, comenta Lucineide Rodrigues, coordenadora do projeto.

A oferece os cursos profissionalizantes de culinária, alimentação para festas e organização de eventos de forma gratuita para jovens de 18 a 29 anos, voltados para a sua inserção no mundo do trabalho. A oferece uma aprendizagem rica e diversificada, com o resgate histórico da culinária através dos tempos, proporcionando aos alunos e as alunas uma compreensão ampla sobre a arte de cozinhar. Dentro de cada curso, os alunos têm contato com uma metodologia voltada para o empreendedorismo social, que através de um fundo rotativo solidário, ao final de cada formação, o projeto disponibiliza um pequeno crédito para o aluno que quer iniciar o seu próprio negócio.

“Nosso principal objetivo é a promoção humana através da qualificação profissional, fazendo com que as pessoas tenham uma vida bem mais digna. A criação do projeto tem mudado a história de vida de muitas pessoas através da empregabilidade e geração de renda dentro da comunidade. A maioria do público do projeto são mulheres jovens e mães de família, que têm dificuldade de encontrar oportunidades que abarquem suas rotinas e realidade, portanto é importante que trabalhemos o empoderamento dessas futuras empreendedoras. ”, finaliza Lucineide Rodrigues, coordenadora do projeto.

Conheça mais sobre a entidade filantrópica Cáritas Arquidiocesana de Teresina, acesse o site e suas redes sociais ícone facebook, logotipo, social, media

Sobre o 2º Prêmio Fundação Grupo Volkswagen

O 2º Prêmio Fundação Grupo Volkswagen tem como objetivo apoiar organizações sociais, sem fins lucrativos, que estão desenvolvendo tecnologias sociais com o objetivo de fortalecer produtos e projetos que possuam soluções para problemas nas causas da Mobilidade Urbana, Mobilidade Social e Inclusão de Pessoas com Deficiência. A premiação busca estimular o fortalecimento de projetos de impacto social, que são desenvolvidos a partir da expertise de Organizações Sociais sem fins lucrativos, por meio de atividades de capacitação, mentorias, consultoria customizada e criação de redes.

Os critérios de seleção do prêmio, incluíram escopo e maturidade da solução, sustentabilidade financeira e potencial de impacto, bem como o incentivo à diversidade, tanto da equipe responsável pela organização quanto do público-alvo dos projetos inscritos. As organizações sociais classificadas como finalistas foram divididas em três causas de atuação da Fundação: mobilidade urbana, mobilidade social e inclusão de pessoas com deficiência.
Para mais detalhes, acesse a página da premiação no site da Fundação Grupo VW.