Cidadania em Movimento realiza ação de mobilidade urbana em parceria com Nova Escola e WRI

Projeto levou turmas de escola municipal na Bela Vista (SP) para realizar trajetos pela cidade com o olhar voltado para a mobilidade urbana e acessibilidade

Encerrando a Semana da Mobilidade (18/09 a 25/09), hoje, dia 25 de setembro, é celebrado o Dia Nacional do Trânsito. Nas escolas, a data é um momento para ensinar desde cedo as regras básicas de trânsito, segurança e para conscientizar os alunos como pedestres e, mais adiante, como motoristas.

Na última sexta-feira, dia 15 de setembro, a Fundação Grupo Volkswagen, em parceria com a Nova Escola e com apoio do WRI, realizou uma ação com foco em mobilidade urbana com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Celso Leite Ribeiro Filho, localizada na Bela Vista, região central de São Paulo.

A ação foi idealizada como parte das atividades do projeto Cidadania em Movimento, iniciativa da Nova Escola em parceria com a Fundação Grupo Volkswagen, que visa capacitar educadores sobre mobilidade urbana e construir uma sociedade mais sustentável por meio dos seus alunos.

“Para além das disciplinas base aplicadas nas escolas, é muito importante que os espaços de ensino criem iniciativas com temas relacionados à cidadania, socioemocional, entre outras aprendizagens que são fundamentais para o desenvolvimento integral de crianças e jovens. A mobilidade urbana é um desses assuntos que envolve diversas competências”, explica Paolla Vieira, Gerente Pedagógica da Nova Escola.

No período da manhã, os alunos de três turmas do 9º ano da escola realizaram diferentes trajetos que levaram até a Capela Nossa Senhora dos Aflitos, Parque Augusta e Teatro Oficina, acompanhados de professores e de organizadores da ação, que estavam preparados para conduzir os alunos, com coletes de sinalização e mochila pirulito para identificação no trânsito.

Uma caminhada? Mais que isso! A ideia era realizar os percursos com um olhar sobre aspectos da mobilidade urbana, identificando intervenções e pontos de melhoria, como da acessibilidade, obstáculos no caminho, buracos, conformidade das calçadas de acordo com a legislação, entre outros.

“Já é bem difícil andar nas calçadas para todos nós, imagina para os cadeirantes e pessoas com deficiência. São muitos buracos que dificultam a mobilidade. Além disso, percebi que muitas placas de sinalização estavam pichadas, além de plantas não cuidadas e lixeiras quebradas.”, comenta Valentina, aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Celso Leite Ribeiro Filho.

Na volta desse passeio especial, foi realizada uma roda de conversa com os alunos com o objetivo de levantarem as impressões que tiveram durante o passeio. O que apareceu mais? Como tornar os espaços urbanos acolhedores para todas e todos. Esses foram alguns dos tópicos discutidos após a ação.

Confirma fotos da ação:

Sobre o Cidadania em Movimento

Voltado à educação para a mobilidade urbana, o Cidadania em Movimento foi lançado pela Fundação Volkswagen em 2019 e tem como objetivo capacitar educadores para formar crianças e jovens que possam colaborar com a construção de uma sociedade mais sustentável. Suas edições iniciais tiveram como formato principal aulas, oficinas, palestras e workshops presenciais direcionados a educadores, gestores públicos e estudantes. Em 2021, o projeto foi revisto e, em parceria com a Nova Escola, passou a contemplar cursos oferecidos em formato online. Alinhados às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os cursos abordam questões que variam entre desenvolvimento urbano, impacto ambiental e convívio em sociedade, além de provocar reflexões sobre empatia, coletividade e cidadania.

Sobre a Nova Escola

A Nova Escola é uma organização de impacto social, sem fins lucrativos, que tem como missão fortalecer educadores para transformar a Educação pública brasileira e possibilitar que os alunos desenvolvam o máximo de seu potencial. Referência absoluta no desenvolvimento de conteúdo para professores desde 1986, quando atuava no segmento de revista impressa, em 2015, com o apoio da Fundação Lemann, transformou-se em uma plataforma digital, com mais de 3 milhões de acessos mensais. Produz Reportagens, Cursos autoinstrucionais, Formações, Planos de Aula e Materiais Educacionais, gratuitos, para apoiar professores, coordenadores pedagógicos e diretores que atuam na Educação Básica das escolas públicas brasileiras. Saiba mais em www.novaescola.org.br.