A Fundação Volkswagen ouviu você; conheça os resultados dessa consulta

Ao longo do mês de outubro de 2018, a Fundação Volkswagen realizou uma pesquisa pública para identificar os temas e as causas mais estratégicos para sua gestão e atuação. Durante a consulta, foram realizadas entrevistas presenciais com líderes da FVW e especialistas ligados ao terceiro setor (associações, institutos e fundações).

Além disso, um questionário on-line foi disponibilizado para a sociedade civil por e-mail, site e redes sociais, incluindo os colaboradores do Grupo Volkswagen, parceiros da Fundação e pessoas beneficiadas por seus projetos. Ao final do processo, mais de 320 respostas foram coletadas.

Utilizando uma metodologia reconhecida internacionalmente, os dados deram origem a uma matriz de materialidade, ou seja, um gráfico registrando os temas mais relevantes segundo as opiniões do público.

Temas materiais para a gestão

Confira, abaixo, as questões que irão contribuir para a tomada de decisões e as ações de gestão da Fundação Volkswagen nos próximos anos:

1º) Engajamento social e formação de líderes: fortalecer mecanismos de engajamento das comunidades locais e de desenvolvimento de lideranças comunitárias para fortalecimento dos projetos; nível de empoderamento das comunidades e apropriação dos projetos.

2º) Comunicação institucional e visibilidade: disseminar aos públicos estratégicos o propósito e as causas da Fundação Volkswagen, bem como seus projetos e impacto.

3º) Equilíbrio econômico e financeiro: fortalecer a gestão de ativos, estratégias de captação e financiamento e acesso a leis de incentivo.

4º) Mensuração de impacto dos projetos: aprimorar metodologias e ferramentas que permitam medir o retorno e os impactos das atividades da Fundação nas escolas e comunidades.

5º) Governança e transparência: estabelecer boas práticas de gestão, com olhar de longo prazo e mecanismos de gestão de riscos e sucessão; prestar contas aos públicos de interesse, especialmente mantenedores e parceiros; conformidade e mecanismos anticorrupção nos processos.

6º) Alinhamento temático com o negócio da marca: incentivar programas que estejam ligados aos temas relevantes para o grupo Volkswagen, como mobilidade, tecnologia, segurança no trânsito etc.

Priorização de causas

A estratégia de investimento social da Fundação Volkswagen concentra-se em dois grandes pilares, definidos em sua missão: educação e desenvolvimento de comunidades.

A fim de potencializar a atuação nessas frentes, ampliando seu impacto positivo, a instituição direcionou seus esforços para três causas prioritárias: mobilidade urbana, mobilidade social e inclusão de pessoas com deficiência.

Confira, abaixo, os temas que irão colaborar na seleção e definição dos projetos apoiados pela Fundação VW, em linha com seus pilares de investimento e suas causas de atuação:

Educação

  • Formação de professores da rede pública
  • Educação de qualidade no Ensino Médio (15 a 17 anos)
  • Promoção da educação inclusiva e de oportunidades de ensino a pessoas com deficiência
  • Educação para o trânsito e a mobilidade urbana

Desenvolvimento de comunidades

  • Empreendedorismo em comunidades de baixa renda e empreendedorismo social
  • Cidades inteligentes, criativas e sustentáveis
  • Empregabilidade de cidadãos em situação de vulnerabilidade socioeconômica
  • Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
  • Incentivo à inovação e a negócios de impacto social

Acompanhe os canais de comunicação da FVW. Nas próximas semanas, traremos novidades sobre os projetos que serão realizados ao longo de 2019.