Cursos on-line sobre mobilidade são opções para estudar em casa e apontam caminhos para o mundo pós-pandemia

A trilha pedagógica ''Cidadania em Movimento'' é uma parceria entre a Fundação Grupo Volkswagen e a Associação Nova Escola

Como um objeto comprado pela Internet chega à nossa casa? Quais os problemas de mobilidade do entorno escolar? Quais as diferenças entre ir para a escola a pé, de ônibus ou de carro? Por que os alunos que moram no campo precisam percorrer, muitas vezes, grandes distâncias até a escola? Por serem questões próximas à realidade dos estudantes, despertam, naturalmente, a curiosidade deles e podem estar em sala de aula. Sobretudo, em um mundo marcado pela pandemia da COVID-19, que deverá afetar diretamente nossa relação com a cidade, os deslocamentos urbanos e o uso dos transportes.

Também é papel das instituições de ensino estimular os alunos a olhar além do cotidiano deles, fazendo-os refletir sobre pontos que afetam a sociedade de maneira geral. Entender o papel dos meios de transporte na conexão entre lugares e como fazer uso responsável deles, compreender as características das cidades e como a tecnologia acelera as transformações e permite a criação de soluções inovadoras para os problemas urbanos, além de perceber a importância da sustentabilidade no transporte.

Tudo isso é fundamental para a formação de cidadãos críticos e responsáveis socialmente, perspectiva já presente em projetos político-pedagógicos (PPP) de muitas escolas e que conquistou respaldo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – documento que indica o conjunto de conhecimentos essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo da Educação Básica, independentemente de onde estudam.

Trilha completa disponível! Acesse já!

Se levar esses debates para a sala de aula é fundamental, cabe ao professor planejar como fará isso. É justamente para colaborar no processo de definição de estratégias pedagógicas que Nova Escola e Fundação Grupo Volkswagen se uniram para elaborar a trilha Cidadania em Movimento, oferecendo três cursos on-line gratuitos – “Meios de Transporte: Desenvolvimento histórico, conexão entre lugares e particularidades de cada um”; “Soluções Inovadoras para um Problema Urbano: Mobilidade”; e “Sustentabilidade no Transporte: Políticas de gestão e de redução de impacto no meio ambiente”.

“São temáticas que permitem a atuação protagonista dos estudantes com o meio em que vivem. Com ações significativas, as práticas conseguem transpor os muros da escola e fazer diferença na vida das pessoas e nos diferentes espaços que ocupam enquanto sociedade”, diz Eliane de Siqueira, formadora de professores, mentora dos Times de Autores de Ciências e Geografia da Nova Escola e autora do curso “Soluções Inovadoras para um Problema Urbano: Mobilidade”.

Os três cursos propõem o desenvolvimento de projetos. “A pedagogia de projetos fornece elementos – como abordagem investigativa e trabalho coletivo, entre outros – para que o professor consiga trazer para a sala de aula discussões sobre os temas dos cursos, que contribuem para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias a cada etapa de ensino”, explica Fransueli Bahr, formadora de professores, que fez parte do Time de Autores de Ciências da Nova Escola e é autora do curso “Sustentabilidade no Transporte: Políticas de gestão e de redução de impacto no meio ambiente”.

Ao percorrer a trilha dos cursos, você compreenderá o passo a passo para o planejamento dos projetos e como torná-los interdisciplinares, identificando quais competências e habilidades de cada área de conhecimento podem ser relacionadas. “Sabemos que desenvolver um projeto educacional pode ser muito desafiador para o professor: não é fácil engajar parceiros para participarem ou permitir que os alunos sejam autônomos na busca do conhecimento, tampouco não engessá-lo após a seleção das habilidades”, diz Renata Capovilla, gestora pedagógica, formadora de professores e autora do curso “Meios de Transporte: Desenvolvimento histórico, conexão entre lugares e particularidades de cada um”.

Todos os cursos são gratuitos, com emissão de certificado e trazem orientações que dialogam com as propostas da BNCC. Além de videoaulas, há materiais complementares e referências bibliográficas para o aprofundamento dos assuntos tratados em cada um deles. Inscreva-se já!

*Adaptado de editorial da Nova Escola em parceria com a Fundação Grupo Volkswagen