Materiais educativos

Publicações

  • Fios do Brincar

    Buscando contribuir com a defesa do direito de brincar desde o nascimento, o material “Fios do brincar: tecendo o acolhimento de todos os bebês e crianças pequenas” reúne algumas sugestões de atividades que podem ser realizadas por bebês e crianças pequenas (0 a 3 anos) com diferentes deficiências e sem deficiência.

    A publicação faz parte do Projeto Brincar, iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de SP e a ONG Mais Diferenças.

    – Webinar de lançamento: YouTube

    Download do material

  • Canções que nos movem

    O especial “Canções que nos movem: aprendendo, ensinando e se divertindo com a música”, de autoria da Fundação Grupo Volkswagen, tem o objetivo de servir não apenas como uma ferramenta pedagógica para os educadores, mas também divertir, entreter e emocionar todos aqueles que acreditam no potencial transcendente da música.

    O material inclui um guia explicativo, acompanhado de uma playlist na plataforma Spotify. Além disso, para cada canção, há uma sugestão de plano de aula (cortesia da Nova Escola).

    – Guia: Canções que nos movem (com referências dos planos de aula)

    – Músicas: acesso direto à playlist no Spotify

  • PÍLULAS DO BRINCAR

    Série de vídeos acessíveis na qual o arte-educador Thiago Franco propõe uma
    brincadeira inspirada em um artista. Cada vídeo conta com um material complementar em
    PDF acessível, que reúne mais informações sobre o artista da vez e referências para
    continuar explorando e se inspirando! Material desenvolvido pela Mais Diferenças para o projeto Brincar, iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen em parceria com a Secretaria Municipal de
    Educação de São Paulo.

    – Youtube (vídeo): Brincando com esculturas e desenhos (episódio 1)

    Pílulas do Brincar Ep. 1 – Brincando com esculturas e desenhos (episódio 1 – PDF acessível)

    – Youtube (vídeo): Brincando com objetos retangulares (episódio 2)

    Pílulas do Brincar Ep. 2 – Brincando com objetos retangulares (episódio 2 – PDF acessível)

    – Youtube (vídeo): Brincando com elementos naturais (episódio 3)

    Pílulas do Brincar Ep. 3 – Brincando com elementos naturais (episódio 3 – PDF acessível)

  • PROTOCOLOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

    A pesquisa “Protocolos sobre educação inclusiva durante a pandemia da COVID-19: Um sobrevoo por 23 países e organismos internacionais” é uma iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes que contou com o apoio da Fundação Grupo Volkswagen na divulgação. O documento, cujo objetivo é contribuir com políticas públicas voltadas à educação das pessoas com deficiência, reúne protocolos de diferentes países, opiniões de especialistas estrangeiros e recomendações de organismos internacionais.

  • Arquitetura Infantil: reinventando os espaços

    Esse guia digital faz parte do Projeto Brincar e busca instigar o despertar da arquitetura infantil, que abrangem, por exemplo, a construção de cabanas, tocas, túneis, entre outros elementos. Para isso, traz reflexões pedagógicas, inspirações artísticas, sugestões de mediação e de disparadores de brincadeiras, para crianças com e sem deficiência.

    Além do guia, essa atividade conta com materiais pedagógicos complementares: três faixas de áudio com sons da natureza, da cidade e da casa; um arquivo PDF com 71 ícones de Comunicação Alternativa; e um vídeo audiovisual acessível com 71 sinais de Libras. Iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen em parceria com a ONG Mais Diferenças e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

    Arquitetura infantil: reinventando os espaços

    – Webinar de lançamento: YouTube

    – YouTube: vídeo acessível “Arquitetura infantil”

    – Anexo 1: Fichas de Comunicação Alternativa

    – Anexo 2: faixa de áudio “Sons da casa”


    – Anexo 3: faixa de áudio “Sons da cidade”

    – Anexo 4: faixa de áudio “Sons da natureza”

     

     

  • Artigo “Gestão de uma escola pública de educação infantil inclusiva”

    De autoria de Carla Mauch, o artigo é destinado a gestores e educadores e compartilha algumas das experiências e conquistas do projeto Brincar, iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen em parceria com a ONG Mais Diferenças.

  • PINTURA E TRANSPARÊNCIA: SENTIDOS À FLOR DA PELE

    Guia de apoio da atividade Pinturas à Flor da Pele, que pode ser realizada com todas as crianças, com e sem deficiência. O documento incentiva a experimentação, a inventividade, a exploração dos diferentes sentidos, espaços e tempos em uma escola para todos.

    O material foi desenvolvido pela Mais Diferenças para o Projeto Brincar, uma iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

    Pintura e transparência: sentidos à flor da pele (guia para educadores)

    – Youtube: vídeo acessível “Pintura e transparência”

  • Cardápio para todos

    Esse guia digital para educadores faz parte do Projeto Brincar e compõe o material pedagógico acessível e multilíngue “Cardápio para Todos”, que apresenta 60 nomes de alimentos com recursos de acessibilidade para que todas as crianças, com e sem deficiências, conheçam diferentes formas de se comunicar na hora das refeições. Iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen em parceria com a ONG Mais Diferenças e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

    Além do guia, estão disponíveis abaixo para download fichas de cardápios em Português, Inglês, Francês, Espanhol, Braille e LIBRAS. Acesse também a playlist com o cardápio em vídeo acessível em nosso canal no YouTube.

    – Cardápio para todos: guia para educadores

    – Youtube: playlist acessível do Cardápio para Todos

    – Anexo 1: Cardápio para todos (Português e LIBRAS)

    – Anexo 2: Cardápio para todos (Espanhol)

    – Anexo 3: Cardápio para todos (Inglês)

    – Anexo 4: Cardápio para todos (Francês)

    – Anexo 5: Cardápio para todos (Braille)

  • BRINCANDO COM POESIAS

    Esse guia digital para educadores é um material de apoio às atividades com poesias em múltiplos formatos acessíveis realizadas pelo Projeto Brincar. Iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen em parceria com a ONG Mais Diferenças e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

    Além do guia e de seus anexos, disponíveis abaixo para download, acesse a playlist de poesias em vídeos acessíveis em nosso canal no YouTube.

    – Brincando com Poesias: Guia para Educadores

    – Youtube: playlist de poesias em vídeos acessíveis

    – Anexo 1: Poesias coloridas em A4, com QR-Code

    – Anexo 2: Poesias coloridas em A3, com QR-Code

    – Anexo 3: Poesias em preto-e-branco e A4, com QR-Code

    – Anexo 4: Poesias em preto-e-branco e A3, com QR-Code

     

  • E-BOOK – EDUCAÇÃO INCLUSIVA

    Esse guia digital propõe servir como material de reflexão individual ou em grupo sobre práticas dentro da escola. O material é complementar aos dois volumes da coleção do Caderno Brincar. Iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen em parceria com a Associação Nova Escola.

  • CADERNO BRINCAR – VOLUME 2

    A publicação consolida os referenciais teóricos do projeto Brincar e as experiências práticas que se destacaram durante sua realização em São Paulo (SP). Disponível em português, inglês e espanhol. Iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen em parceria com a Associação Nova Escola.

    Caderno Brincar (vol. 2) – edição em português

    Cuaderno Jugar (vol. 2) – versión en español

    Play (vol. 2) – English version

  • CADERNO BRINCAR – VOLUME 1

    A publicação apresenta propostas de reflexão sobre brincadeiras e práticas inclusivas para professores de Educação Infantil. Iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen em parceria com a Associação Nova Escola.

  • BRINCAR – FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFISSIONAIS DAS UNIDADES ESCOLARES

    O material subsidia as ações de formação e acompanhamento pedagógico do projeto Brincar, iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SP) e executado pela ONG Mais Diferenças.

  • Guia de Mediação de Leitura Acessível e Inclusiva

    A publicação traz o livro e a leitura como centros da mediação escolar, sob a perspectiva da inclusão, democratização e equidade. Iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen em parceria com a ONG Mais Diferenças e o CENPEC.

Jogos e aplicativos

  • Autopolis

    Jogo educativo voltado à mobilidade, segurança e cidadania no trânsito, com foco no público adolescente e jovem. Iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen em parceria com a Virgo Game Studios e a Cidade do Conhecimento da USP.

    Versão Windows

    Versão MacOS

Cursos on-line

  • Sustentabilidade no transporte: políticas de gestão e de redução de impacto no meio ambiente

    Este curso on-line gratuito, voltado à causa da mobilidade urbana, faz parte da trilha pedagógica “Cidadania em Movimento” e é uma parceria entre a Fundação Grupo Volkswagen e a Nova Escola.

    Inscreva-se!

  • Soluções inovadoras para um problema urbano: Mobilidade

    Este curso on-line gratuito, voltado à causa da mobilidade urbana, faz parte da trilha pedagógica “Cidadania em Movimento” e é uma parceria entre a Fundação Grupo Volkswagen e a Nova Escola.

    Inscreva-se!

  • Meios de Transporte e desenvolvimento histórico, conexão entre lugares e particularidades de cada um

    Este curso on-line gratuito, voltado à causa da mobilidade urbana, faz parte da trilha pedagógica “Cidadania em Movimento” e é uma parceria entre a Fundação Grupo Volkswagen e a Nova Escola.

    Inscreva-se!